Rivista DMA
Coisas novas e coisas antigas
Coisas novas e coisas antigas
Alguns eventos mundiais, eclesiais, salesianos orientam os conteúdos da Revista DMA. Detivemo-nos sobre os que nos pareceram de particular significado. A ONU declarou 2013 o “Ano da cooperação no setor hídrico” e em Nápoles se realizará o “Forum Internacional das culturas”. Como Igreja vivemos o “ano da fé”, fazendo eco ao Sínodo celebrado em outubro passado sobre “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”.
No Rio de Janeiro e nas Dioceses de todo o mundo está em andamento a preparação para a JMJ sobre o tema “Ide e fazei discípulos todos os povos”. Outras jornadas eclesiais assinalarão temas específicos, na tentativa de acompanhar os fiéis num percurso de formação permanente na ótica do Evangelho e na escuta dos desafios culturais de hoje: o dia da Paz, da Vida Consagrada, das Comunicações Sociais, para citar alguns.
Em maio estaremos envolvidas pela Assembleia plenária da UISG sobre o tema “Não será assim entre vocês”.
O segundo ano de preparação ao bicentenário do nascimento de Dom Bosco sobre a pedagogia salesiana do Sistema Preventivo, e a Estreia de 2013: ”Oferecemos aos jovens o evangelho da alegria com a pedagogia da bondade”, desafiam-nos à vivência da missão educativa colocando-nos em horizontes abertos, em sintonia com a Família salesiana. A nós FMA, a circular de convocação do CG XXIII dará impulso ao empenho de vivermos hoje nossa identidade de mulheres consagradas para a missão.
No verão passado, em Cesuna, procuramos descobrir os pensamentos e os desejos de cada FMA, para dar continuidade a um diálogo aberto e caloroso inspiramo-nos no êxito da sondagem sobre a Revista, precedentemente proposta. Consideramos as respostas que chegaram até nós como um presente, que nos permitiu acolher boas sugestões, como aquela de dar voz, nos diversos continentes, aos leigos e aos jovens para a redação de alguns artigos; de tornar a linguagem aderente à vida real. O pedido coral da volta de Camilla levou-nos a convidá-la para voltar a fazer sua análise original dos fatos da vida cotidiana e comunitária.
A Evangelização é a temática de fundo de cada Dossiê, que propõe como subtítulo um versículo do Evangelho e contêm um “marcador de livro” com um comentário àquela Palavra.
Várias Rubricas são confirmadas. Outras são novas, com vários temas como, por exemplo: Um olhar sobre o mundo, Em Movimento (sobre o MJS no mundo), Alma e Direito, Em diálogo.
Desejamos um ano de grandes oportunidades, de vitalidade carismática, de fecundidade vocacional: com a Revista DMA!
gteruggi@cgfma.org