ILO
ILO
A Inspetoria Lombarda ‘Sagrada Família’ nasceu da unificação das três precedentes inspetorias lombardas e se constituiu canonicamente no dia 8 de setembro de 2003, como conclusão de uma primeira fase do caminho de reestruturação italiano.
Atualmente tem 47 comunidades distribuídas quase todas na Lombardia, principalmente na diocese de Milão e com duas presenças na Suíça.
Dedicam-se à educação dos jovens nas escolas infantis, primária, secundária de 1° e 2° grau, e na formação profissional. Colaboram na pastoral paroquial nos oratórios e na catequese, acolhem estudantes universitárias em dois pensionatos, prestam sua obra de educadoras numa “casa-lar”. A primeira presença na Lombardia foi a comunidade de Castano Primeiro, na província de Milão, em 1891; e até 1903 as outras quatro casas da Lombardia faziam parte da Inspetoria piemontesa.
Em 1904 foi criada a visitadoria Lombarda São Carlos Borromeu e a primeira visitadora foi Ir. Clelia Guglielminotti.
Em 1908, com Decreto de 7 de fevereiro, foi ereta canonicamente a Inspetoria Lombarda ‘Sagrada Família’ cujos limites abrangem também o Vêneto e a Emilia .
Em geral as casas foram abertas a pedido das autoridades eclesiásticas ou de entidades administrativas, para a assistência às operárias nos Pensionatos, a formação moral, civil, intelectual da juventude feminina, para o ensinamento do catecismo nas paróquias, para a educação das crianças nas escolas maternas, para as prestações domésticas em casas dos salesianos e para a assistência social.
A primeira inspetora foi Ir. Teresa Pentore.
Em 1923 as casas do Vêneto e da Emilia se separaram, e o desenvolvimento continuou na província de Varese, na região de Lecco e na província de Milão. Em 1945 nasceu a Inspetoria Lombarda ‘Madonna del Sacro Monte’ de Varese e a primeira inspetora foi Madre Angela Chiarini.
Nos anos 50 na Lombardia, terra de gente laboriosa, de grande fé, foram alcançados na casa de Castano Primo e de Paullo, os dois milagres que em 1951 serviram para a canonização de Madre Mazzarello.
Em 1971 surgiu a terceira Inspetoria Lombarda ‘Maria Imaculada’ que teve como primeira Inspetora Ir. Marinella Castagno.
A necessidade de renovar o significado da presença das FMA tornou indispensável o caminho de reestruturação que levou de novo a uma única Inspetoria.
Casa Immacolata Concezione
Via Timavo, 14
20124 MILANO (MI)
Links » ILO Itáliá