As províncias na América As províncias na América
Em 1877 o Instituto atravessou o oceano com a sua primeira expedição missionária para a América, em Montividéu, no Uruguai. Um acontecimento verdadeiramente extraordinário numa distancia muito curta desde a fundação (1872).
Atualmente há 32 Provincias Religiosas em 23 nações.

  • ABA - ARGENTINA-Buenos Aires
    ABA ABA
    A Província “São Francisco de Sales” com sede em Buenos Aires, foi ereta canonicamente no dia 7 de fevereiro de 1908.
    As FMA estão na Argentina desde 20 de janeiro de 1879, inicialmente empenhadas no oratório, na catequese, na ajuda aos co-irmãos Salesianos nos trabalhos domésticos.
    Depois abriram uma escola primária, escola secundária e uma de magisterio para a preparação de professoras. É bom notar que essa foi a primeira escola superior não estatal na República a ser reconhecida e promovida pela autoridade do estado.
    Em 1925 foi ereta canonicamente a Província “São Francisco Xavier” em Bahía Blanca e, em 1946, a de “Nossa Senhora do Santo Rosário”, em Córdoba.
    Em 1947, uniram-se à Província de Buenos Aires 5 casas da Patagônia Meridional, que pertenciam à Província Magelânica do Chile: Rio Grande, Rio Gallegos, Puerto Santa Cruz, Puerto San Julian e Puerto Deseado.

    Casa María Auxiliadora
    Calle don Bosco, 3950
    Gorriti 66
    C1206ABJ BUENOS AIRES
    Link » ABA Argentina Buenos Aires
  • ABB - ARGENTINA-Bahía Blanca
    ABB ABB
    A província “São Francisco Xavier” de Bahia Blanca, Argentina, foi canonicamente ereta no dia 16 de Fevereiro de 1925.
    Em 1925, as grandes distâncias que era preciso percorrer para chegar às comunidades, a necessidade de um melhor acompanhamento das comunidades, e o aumento das presenças, levou à formação de uma nova província com as onze casas da Patagônia que pertenciam à única província de Buenos Aires. A nova província com sede em Bahia Blanca teve como primeira provincial Madre Delfina Grezzi.
    A presença na Patagônia remonta às primeiras expedições missionárias, que chegavam às terras que Dom Bosco havia visto em sonho.
    No dia 18 de janeiro de 1880, em Carmen de Patagones foi fundada a primeira comunidade composta por 4 FMA: Ir. Ângela Vallese, Ir. Joana Borgna, Ir. Ângela Cassulo, Ir. Catarina Fina, que se dedicavam a visitar as famílias dos indígenas e cuidar dos doentes. No mesmo ano abriram a escola e o oratório.

    Hijas de María Auxiliadora
    Casa Madre Elvira Rizzi
    Gorriti 66
    B8000GST BAHÍA BLANCA
    Link » ABB Argentina Bahìa Bianca
  • ANT - ANTILLE-CUBA, PUERTO RICO, REPÚBLICA DOMINICANA
    ANT ANT
    A província “São José” das Antilhas foi canonicamente ereta no dia 7 de março de 1941. Compreende as nações de Cuba, Rep. Dominicana, Puerto Rico.

    Casa Provincial María Auxiliadora
    Calle S.J. Bosco Esq. Dr. Delgado
    Apartado 1724
    SANTO DOMINGO, D.N. (Rep. Dominicana)
  • ARO - ARGENTINA-Córdoba
    ARO ARO
    A província “Nossa Senhora do Santo Rosário” foi canonicamente ereta no dia 18 de Março de 1946 e nasceu da divisão da província de Buenos Aires “San Francesco di Sales”, muito grande naquele tempo e o que requeria a criação de uma nova província. Essa foi constituída na cidade de Rosário, e recebeu o nome da patrona da mesma cidade.
    No começo, a província “Nossa Senhora do Santo Rosário” se compunha de 150 Irmãs, 15 noviças com um total de 13 casas distribuídas em cinco regiões da Argentina.
    As principais obras são as escolas (12) e um hospital.
    Além desse serviço, as Irmãs visitam os bairros de periferia e entre os mais pobres fazem catequese e organizam os oratórios.
    Em 1986 a sede inspetorial foi transferida para a cidade de Córdoba, de mais fácil acesso a todas as comunidades.

    Casa Madre Mazzarello
    Avda. Don Bosco 5143
    Las Palmas
    5003 CÓRDOBA
    Links » ARO Argentina Cordòba
  • BBH - BRASIL-Belo Horizonte
    BBH

    BBH
    A província “Madre Mazzarello” de Belo Horizonte, Brasil, foi canonicamente ereta no dia 7 de Setembro de 1948, com 72 Irmãs e 9 casas.
    Era formada pelos estados de Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro, nas respectivas regiões do Sudeste e Centro-oeste do Brasil. Antes da fundação dessa província, as presenças que havia nessas regiões pertenciam à província Santa Catarina da Sena, com sede em São Paulo.
    A origem da província Madre Mazzarello remonta ao início da presença das FMA em Minas Gerais.
    Foi Dom Lasagna, provincial das casas salesianas da América do Sul que, em 1893, visitando a região, constatou a realidade de Minas Gerais: um estado muito povoado, com forte tradição católica; viu a necessidade de começar naquelas terras a obra salesiana. A falta de salesianos levou à decisão de convidar as FMA a abrir caminho para a Família Salesiana naquela região.
    Assim, no dia 5 de novembro de 1895, provenientes de Guaratinguetá (SP) sete Irmãs e uma noviça, acompanhadas por Dom Lasagna e Irmã Teresa Rinaldi, superiora daquele tempo, foram a Ouro Preto.
    Ali assumiram a Santa Casa de Misericórdia, e sucessivamente fundaram as primeiras casas na região, em Ponte Nova e Cachoeira do Campo.

    Casa Provincial Irmãs Salesianas
    Avenida 31 de março, 970
    Bairro Dom Cabral
    30535-000 BELO HORIZONTE - MG
    Links » BBH Brasil

  • BCB - BRASIL-Cuiabá
    BCB BCB
    A província “Nossa Senhora da Paz” de Cuiabá, Brasil, foi canonicamente ereta no dia 13 de Fevereiro de 1993, separando-se da província “Imaculada Auxiliadora,” de Campo Grande, MS. Começou com 104 Irmãs e 16 comunidades com diversos tipos de obras: escolas estaduais (5), particulares (2), indígenas (3), comunidades inseridas, missões entre os indígenas, coordenação nas paróquias, dioceses e regiões; pastorais específicas da saúde, das crianças e adolescentes, dos jovens, da comunicação e da mulher.
    Os motivos dessa fundação foram as grandes distâncias geográficas que separavam as comunidades da sede provincial, a complexidade dos tempos e das exigências, a necessidade de responder aos desafios da realidade onde estavam inseridas (Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).
    As primeiras missionárias chegaram ao Mato Grosso, Cuiabá, em 1895, para, junto com os salesianos, evangelizar os índios bororos e xavantes.
    Trabalharam no asilo Santa Rita, de Cuiabá, no orfanato e na escola elementar.

    Inspetoria N. Sra da Paz
    B. Coxipò da Ponte, 3250
    C.P. 3564
    78070-970 CUIABÁ - MT
    Links » BCB Brasil
  • BCG - BRASIL-Campo Grande
    BCG BCG
    A província “Imaculada Auxiliadora” de Campo Grande/MS, Brasil, foi canonicamente ereta no dia 7 de Março de 1941.
    As primeiras FMA chegaram ao Mato Grosso em 1895, para partilhar com os salesianos o elã missionário do ‘da mihi animas’.
    No dia 9 de Março de 1896, dadas as enormes distâncias de São Paulo, criou-se a visitadoria do Mato Grosso, com sede em Cuiabá.
    Em 1913, a visitadoria se tornou Inspetoria Menor S. Afonso Maria de Liguori.
    Em 1938, para facilitar as comunicações, a sede se transferiu para Campo Grande que, em 1941 se tornaria sede provincial. Em 1967, para evitar a confusão com a homônima Inspetoria dos Salesianos, tomou o nome de Inspetoria Imaculada Auxiliadora.
    A expansão da presença das FMA no vasto Mato Grosso, de norte a sul, deveu-se às obras sociais, particularmente hospitais e escolas.
    A escola mais antiga, fundada em 1904 em Corumbá, é a Escola Imaculada Conceição.
    Ainda hoje funciona o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Três Lagoas, aberto em 1929.

    Inspetoria Imaculada Auxiliadora
    Rua Pe. João Crippa, 1959
    C.P. 113
    79002-390 CAMPO GRANDE - MS
    Links » BCG Brasil Campo Grande
  • BMA - BRASIL-Manaus “Laura Vicuña”
    BMA BMA
    A província “Laura Vicuña” de Manaus, Brasil, foi canonicamente ereta no dia 20 de Fevereiro de 1961.
    O início da presença das FMA nessa região remonta a 1923, quando a província “Santa Catarina de Sena”, de São Paulo, iniciou uma primeira expedição missionária, enviando algumas Irmãs para fundar uma casa em São Gabriel da Cachoeira, no Rio Negro.
    As casas presentes naquela zona pertenciam à província de São Paulo e, posteriormente, à de Recife.
    Mais tarde, devido à expansão e ao aumento das comunidades numa realidade na qual havia grandes dificuldades de transporte, e à necessidade de dar uma resposta melhor aos desafios da missão e à animação da vida das comunidades, foi criada em 1961 a província Laura Vicuña, com presenças nas áreas de Manaus, Rio Madeira, Rondônia e Pará.
    As obras existentes eram oratório, escolas e obras sociais que, no setor do Rio Negro, tinham uma característica particular de pastoral missionária, porque situadas em área indígena.

    Casa inspetorial
    Av. André Araújo, 2230 A
    Petropólis
    69060-000 MANAUS - AM
    Links » BMA Brasil Manaus L.V.
  • BMT - BRASIL-Manaus “Santa Teresinha”
    BMT BMT
    A inspetoria “Santa Teresinha”, no Brasil, com sede em Manaus, foi ereta canonicamente no dia 24 de dezembro de 2005, separando-se da inspetoria Laura Vicuña.
    O número sempre maior de casas, a diversidade das obras, as grandes distâncias geográficas e culturais levaram à divisão da inspetoria Laura Vicuña em 1999, dando vida à nova visitadoria (agora inspetoria) que pode assim responder às exigências educativas em áreas diversificadas.
    As principais obras das comunidades são: escola fundamental e média, visitas às comunidades indígenas, pastoral paroquial, centro de promoção para as jovens em situações sociais problemáticas.
    Atualmente temos 13 casas; pertencem a esta inspetoria: o Museu do Índio, o Centro Educacional Santa Teresinha, e a Procuradoria das Missões do Rio Negro.

    Inspetoria S. Teresinha
    Rua Duque de Caxias, 296
    69020-140 MANAUS - AM
    Links » BMT Brasil Manaus S.T.
  • BOL - BOLÍVIA
    BOL BOL
    A Inspetoria "Nossa Senhora da Paz", na Bolívia, foi ereta canonicamente no dia 24 de agosto de 1988.
    As primeiras Irmãs missionárias guiadas por Ir. Ernesta Bruno, chegaram à Bolívia no dia 4 de setembro de 1928, quando se fundou a primeira obra educativa para a juventude feminina indígena (até 1956, essa obra foi a única presença na Bolívia).
    De 1958 em diante, multiplicaram-se as obras apostólicas que atualmente se caracterizam pela variedade e especialmente por estarem a serviço do povo mais pobre e necessitado.
    A Inspetoria Boliviana, sob a proteção da Auxiliadora, conta numerosas obras educativas a serviço da juventude, em particular das crianças e das jovens que se acham em situações difíceis.
    Também para as mulheres indígenas trabalha-se a fim de oferecer-lhes uma formação integral.
    O Sistema Preventivo é a nossa força.

    Hijas de María Auxiliadora
    Casilla 223
    COCHABAMBA
    Links » BOL Bolívia
  • BPA - BRASIL-Porto Alegre
    BPA BPA
    A província “Nossa Senhora Aparecida,” de Porto Alegre, Brasil, foi canonicamente ereta no dia 4 de Fevereiro de 1967.
    No início as casas presentes naquela zona dependiam da província Santa Catarina de Sena, de São Paulo.
    Depois, considerando-se as grandes distâncias que separavam as casas dos estados de Santa Caterina e Rio Grande do Sul do Centro da província de S. Paulo, como também o elevado número de Irmãs que compunham a província de S. Catarina de Sena, formou-se a nova província, com as casas presentes nos dois estados sulistas.
    O total era de 7 casas: Porto Alegre, Rio do Sul (2), Campos Novos, S. L. Gonzaga (2) e Uruguaiana.
    As Irmãs se dedicavam às obras paroquiais, catequese, oratório dominical, serviços domésticos em casas dos salesianos, escola, e prestavam serviços também no Hospital Cruzeiro, de Rio do Sul.

    Inspetoria Nossa Senhora Aparecida
    Rua Gonçalo de Carvalho, 390
    Caixa Postal 1319
    90035-170 PORTO ALEGRE - RS
    Links » BPA Brasil Porto Alegre
  • BRE - BRASIL-Recife
    BRE BRE
    A província “Maria Auxiliadora”, de Recife, foi canonicamente ereta no dia 7 de Março de 1941.
    A sua fundação deveu-se à grande extensão geográfica da província Santa Catarina de Sena, à qual pertenciam as casas do norte, nordeste, sul e sudeste do Brasil, com sede em São Paulo.
    Por outro lado, os meios de transporte eram muito precários e tornavam muitíssimo difícil a comunicação entre as comunidades e o centro da província; além disso, havia a contínua expansão das obras e o aumento das vocações no norte e nordeste.
    No começo, a província, que compreendia as casas do norte e nordeste do Brasil, tinha 14 casas, 106 Irmãs e 24 noviças.
    A presença das FMA na região teve início com obras de evangelização nas áreas de missão do norte, e com escolas e oratórios no nordeste.

    Casa Provincial das FMA
    (Salesianas)
    Rua José de Alencar, 404
    Boa Vista
    50070-030 RECIFE - PE
    Links » BRE Brasil
  • BRJ - BRASIL-Rio de Janeiro
    BRJ BRJ
    A província “Nossa Senhora da Penha” do Rio de Janeiro, Brasil, foi canonicamente ereta no dia 8 de Outubro de 1984.
    Inicialmente as casas nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo pertenciam à província Madre Mazzarello, com sede em Belo Horizonte.
    A grande extensão geográfica da província Madre Mazzarello, que tornava difícil a integração de todas as comunidades e a participação nos acontecimentos da província, além do elevado número de Irmãs levou à decisão de se criar uma nova província.
    A presença das FMA na região remonta a 1909, com uma presença em Niterói - Rio de Janeiro.
    As casas pertencentes aos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo foram constituídas como visitadoria em 1983 com 84 Irmãs e 7 aspirantes, e 8 casas (4 escolas, 3 comunidades inseridas e a casa de formação) e como província em 1984.

    Casa Nossa Senhora da Penha
    Rua Alberto de Sequeira, 22
    Bairro Tijuca
    20260 – 160 RIO DE JANEIRO - RJ
    Links » BRJ Brasile Rio de Janeiro
  • BSP - BRASIL-São Paulo
    BSP BSP
    A província “Santa Catarina de Sena”, São Paulo, Brasil, foi canonicamente ereta no dia 7 de Fevereiro de 1908.
    A obra das FMA nessa região foi uma resposta ao pedido dos sacerdotes, especialmente de Mons. Filippo, que solicitou a presença das Irmãs para assumirem a educação formal das meninas e jovens.
    A atividade das FMA nasceu como visitadoria dependente do Uruguai, em 1892.
    As 12 primeiras Irmãs chegaram do Uruguai para fundar três obras educativas; a primeira, no dia 20 de abril de 1892, o “Colégio do Carmo”, em Guaratinguetá, São Paulo, foi o nosso primeiro colégio no Brasil. No mesmo ano foram fundados o “Colégio de Lorena” e o “Colégio Imaculada Conceição,” em Pindamonhangaba.

    Casa Provincial S. Catarina de Sena
    Rua Três Rios, 362
    01123-000 SÃO PAULO - SP
    Links » BSP Brasil
  • CAM - AMÉRICA CENTRAL NORTE-EL SALVADOR, GUATEMALA, HONDURAS
    CAM CAM
    A província “SS. Salvador” da América Central norte foi canonicamente ereta no dia 28 de Janeiro de 1931.
    As Irmãs chegaram a El Salvador solicitadas pela esposa do presidente Tomás Regalado, a senhora Concha de Regalado que, tendo obtido um milagre por intercessão de Maria Auxiliadora (devoção que os salesianos haviam levado em 1897), promoveu a construção de uma capela em sua honra.
    Sabendo da existência das FMA, propôs ao marido que pedisse a vinda das Irmãs para fundar uma obra para as meninas pobres. O senhor Tomás Regalado concordou e pagou a viagem das 6 primeiras Irmãs: da Itália, Ir. Júlia Gilardi, Ir. Annunziata Pace e Ir. Giacomina Zanatta, e da visitadoria do México, Ir. Úrsula Rinaldi, Ir. Blandina Salazar e Ir. Joana Méndez.
    Começaram a obra com uma sala de trabalhos onde preparavam as meninas para as tarefas próprias da mulher daquele tempo e as instruíam no catecismo.
    No dia 15 de fevereiro de 1903 abriram a primeira escola profissional, com 70 alunas externas, 6 semi-internas, e 1 interna. Juntamente com a escola começou o oratório festivo.

    Casa Inspectorial
    Nstra. Señora de Suyapa
    Tres Caminos
    TEGUCIGALPA, D.C.
    (Honduras – C.A.)
    Links » CAM América Central norte
  • CAR - AMÉRICA CENTRAL SUL-COSTA RICA, NICARÁGUA, PANAMÁ
    CAR CAR
    A província “Nossa Senhora dos Anjos”, foi canonicamente ereta no dia 24 de Outubro de 1987 e a nova Superiora provincial assumiu o cargo no dia 1º de janeiro de 1988.
    As origens remontam à Província de El Salvador, onde as FMA foram chamadas por alguns Benfeitores, e tem-se a data de 1903, com a vinda à terra centro-americana de Ir. Úrsula Rinaldi, Ir. Giulia Gilardi, Ir. Maria Zanatta, Ir. Paz Anunciación, Ir. Juana Méndez e Ir. Blandina Salazar.
    No dia 1º de Agosto de 1917 outras Irmãs chegaram a São José, Costa Rica, lugar onde em 1987 se constituiu a Província, que compreende três países: Nicarágua – Costa Rica - Panamá.
    Quatro dias depois da chegada a São José, as Irmãs começaram o catecismo na igreja dedicada a São Francisco de Paula e, no domingo seguinte, o primeiro Oratório festivo. Em seguida, tem início um Jardim da Infância e uma serie de obras educativas que permanecem até hoje.
    No começo da Província “Nossa Senhora dos Anjos” tinha um total de 15 presenças: 8 obras em Costa Rica, 5 na Nicarágua e 2 no Panamá.

    Casa Provincial N.S. de Los Angeles
    Apartado 664
    2300 Curridabat
    (Costa Rica – C.A.)
    Links » CAR América Central sul
  • CBC - COLÔMBIA-Bogotá “N. S. del Rosario di Chiquinquirá”
    CBC CBC
    A província “Nossa Senhora do Rosario de Chiquinquirá” foi canonicamente ereta no dia 28 de Janeiro de 1931.
    As FMA chegaram à Colômbia respondendo ao pedido do Padre Evasio Rabagliati, superior dos salesianos, que já estavam no País desde 1890.
    Desde 1892, o governo colombiano tinha manifestado a necessidade de que as FMA estivessem na Colômbia, para se encarregarem da educação das jovens e para dar assistência aos doentes de lepra.
    No dia 11 de Janeiro de 1897 chegavam a Bogotá as primeiras FMA, seis Irmãs e uma noviça. No começo as Irmãs se dedicaram ao leprosário de Contratación, às escolas para as meninas, ao oratório festivo, à visita aos doentes e à assistência dos agonizantes.

    Collegio Sor Teresa Valsé
    Carrera 1a Este N° 72°A - 99
    Apartado aéreo 51794
    SANTAFÉ DE BOGOTÁ
    Links » CBC Colômbia
  • CBN - COLÔMBIA-Bogotá “N. S. della Neve”
    CBN CBN
    A província “Nossa Senhora das Neves” foi canonicamente ereta no dia 8 de Dezembro de 1971.
    Surgiu da província “Nossa Senhora de Chiquinquirá”, devido ao aumento das obras, do número de Irmãs e das distâncias que tornavam sempre mais difícil o contato com todas as realidades onde as FMA estavam presentes.
    A nova província teve início com 232 Irmãs, 14 casas.
    As obras eram especialmente colégios (11), obras paroquiais e catequese na periferia, casa para Irmãs idosas, casa de formação.
    As comunidades distribuiam-se da seguinte forma: em Bogotá (6), no departamento de Cundinamarca (3), no de Meta – Prefeitura do Ariari (2), no de Huila (2) e no de Tolima (1).

    Casa Nuestra Señora de las Nieves
    Carrera 44C N. 22A-27
    Barrio Quinta Paredes
    SANTAFÉ DE BOGOTÁ
    Links » CBN Colômbia
  • CIL - CHILE
    CIL CIL
    A província “S. Gabriel Arcanjo” do Chile, foi canonicamente ereta no dia 28 de Janeiro de 1931.
    As Irmãs chegaram a Punta Arenas, Chile, no dia 3 de Dezembro de 1888 e foram recebidas pelos Salesianos.
    No dia 8 começaram o oratório com 30 meninas, e em Março de 1889 começaram a escola, com 13 alunas que no decorrer do ano aumentaram rapidamente.
    Nesse vasto território de missão que compreendia a Patagônia do Chile e da Argentina, a Terra do Fogo e as ilhas Malvinas, as FMA tinham três presenças: o colégio “Maria Auxiliadora” de Punta Arenas, a missão “São Rafael” e a missão “A Candelária,” em Rio Grande.
    Com essas presenças teve origem, em 1896, a visitadoria “São Miguel Arcanjo” com sede em Punta Arenas.
    A expansão das obras no resto da nação tornou necessária a formação de uma província que permitisse uma melhor comunicação entre as comunidades e a superiora responsável.
    Assim, em 1895, formou-se no Chile a visitadoria São Gabriel Arcanjo, com sede em Santiago, e no sul ficou a visitadoria “São Miguel Arcanjo” com sede em Punta Arenas.
    Em 1949 as duas se uniram formando uma só província, com sede em Santiago, capital da nação.

    Casa Provincial María Auxiliadora
    Avda. A. Matta, 762
    Casilla 3 – Correo 3
    SANTIAGO
    Links » CIL Chile
  • CMA - COLÔMBIA-Medellín “Maria Ausiliatrice”
    CMA CMA
    A província “Maria Auxiliadora” de Medellín, Colômbia, foi canonicamente ereta no dia 12 de Junho de 1946.
    Devido ao aumento das casas e das Irmãs, e à dificuldade de contato com cada uma com certa freqüência pois as distâncias eram longas e as viagens difíceis e cansativas, as superioras tomaram a decisão de organizar numa outra província as comunidades mais distantes de Bogotá.
    As obras da nova província eram sobretudo escolas elementares, de magisterio, orfanatos, oratórios festivos, catequese paroquial, oficinas de artesanato. A província começou com 165 Irmãs e 15 casas, nas zonas dos Andes, Barranquilla, Cartagena, Concórdia, El Retiro, El Santuario, La Ceja, Medellín, Santa Bárbara, Santa Rosa.

    Casa María Auxiliadora
    Carrera 50 N. 63-70
    Apartado aéreo 51827
    MEDELLÍN – Prado Centro
    Links » CMA Colômbia
  • CMM - COLÔMBIA-Medellín “S. M. Mazzarello”
    CMM CMM
    A província “Santa Maria Mazzarello” de Medellín, Colômbia, foi canonicamente ereta no dia 24 de Novembro de 1971. Nasceu da província “Maria Auxiliadora” de Medellín, Colômbia, que tinha sido formada em 1946.
    Tal divisão foi uma resposta às exigências de dar uma educação de melhor qualidade às meninas e jovens e um acompanhamento mais assíduo às Irmãs.
    A província começou com 15 casas, 245 Irmãs entre as quais 33 juniores, e com os seguintes tipos de obras: escolas, magisterio, casa de formação, casa de repouso, educação informal, oficinas, obra social.

    Casa Inspectorial
    Colegio Santa Maria Mazzarello
    Carrera 33 N. 48-63
    Apartado aéreo 52 391
    MEDELLÍN
    Links » CMM Colômbia
  • CND - CANADÁ
    CND CND
    A visitadoria “Notre Dame du Cap”, do Canadá, foi constituída no dia 29 de Setembro de 1991, com a finalidade de facilitar o desenvolvimento do carisma salesiano no Canadá e promover as vocações canadenses.
    A origem da presença das FMA no Canadá remonta a 1953, quando o pároco de Pointe-Verte, o rev.do François Caissie, pediu a presença das Irmãs para a educação dos jovens mais pobres.
    As 4 primeiras Irmãs chegaram no dia 24 de Setembro de 1953 e em menos de um mês, no dia 2 de Outubro, abriram o oratório com mais de cem meninas. Eram Ir. Joanna Passarelli, dos Estados Unidos; Ir. Gabrielle Cottet, da Suíça; Ir. Suzanne Motte, da França e Ir. Caterina Novo da Itália. Até 1991 as presenças no Canadá pertenciam à província “San Filippo Apostolo”, dos EUA.

    Soeurs Salésiennes
    8555 Joliot Curie
    Rivière des Prairies
    MONTRÉAL, Qc.
    Canada H1E 5J6
    Links » CND Canadá
  • ECU - EQUADOR
    ECU ECU
    A província “Sagrado Coração,” do Equador, foi canonicamente ereta no dia 7 de Março de 1941, e começou com 13 casas e 124 Irmãs.
    A presença das FMA naquela nação foi pedida pelos salesianos; com efeito, numa carta escrita em 1894 a Dom Rua, o coadjutor salesiano Jacinto Cancheri manifesta a necessidade sentida pelos salesianos de serem ajudados pelas Irmãs na evangelização do povo shuar.
    Depois, Dom Costamagna faz a petição à madre Caterina Daghero. Com isso, no dia 30 de Novembro de 1902 três Irmãs, provenientes da província do Peru, iniciavam a primeira missão em Gualaquiza, dedicando-se a visitar os centros shuar, cuidar da capela e da cozinha e rouparia dos salesianos.
    Essa presença durou até 1911, ano em que as Irmãs se retiraram da missão, voltando depois, em 1930.
    No seu início a presença das FMA no Equador, que em 1922 se tornou visitadoria, dependia da província "Santa Rosa da Lima", do Peru.

    Calle Yaguachi E8-115 (El Dorado)
    Apartado 17.01.2144
    QUITO
    Links » ECU Equador
  • HAI - HAITI
    HAI HAI
    A província “N.S. do Perpetuo Socorro” do Haiti, foi canonicamente ereta no dia 16 de Julho de 1997, mas em 1991 já estava constituída como visitadoria.
    As FMA chegaram ao Haiti em 1935, por iniciativa de uma mulher: Mademoiselle Résia Vincent, irmã do Presidente daquela época; queria dar resposta a uma determinada situação em que um número considerável de crianças tinham ficado órfãs. A senhorita foi a Turim e pediu à Madre geral de então, madre Luisa Vaschetti, algumas religiosas para serem, junto com ela, responsáveis pela «Fondation Vincent» fundada por seu irmão, fundação que deveria cuidar daquelas crianças e prepará-las para assumir um papel na sociedade.
    Assim que chegaram, as Irmãs abriram o oratório e depois o internato e a escola para as meninas.
    As 6 Irmãs dependiam diretamente da Madre geral; depois se uniram às comunidades de Cuba e depois à Província Antilhana com sede em Cuba, em 1941, e depois a Santo Domingo.

    Province N.D. du Perpétuel Secours
    Filles de Marie Auxiliatrice
    Salésiennes de Don Bosco
    22 Ave. du Chili / B. P. 228
    PORT-AU-PRINCE (Haïti)
    Links » HAI Haíti
  • MME - MÉXICO- Cidade do México
    MME MME
    A província “Nossa Senhora de Guadalupe” foi canonicamente ereta no dia 28 de Janeiro de 1931.
    As 6 primeiras missionárias que embarcaram em Génova no dia 3 de Dezembro de 1893, chegaram ao México no dia 1º de janeiro 1894, acompanhadas pelo salesiano Padre Piperni.
    Depois de um dia de viagem de comboio chegaram à capital, onde foram recebidas pelo diretor salesiano Padre Piccono, e por um grupo de cooperadoras.
    A obra própria teve início com a construção do primeiro colégio num terreno doado pela senhora Giulia Gomez, na colônia Santa Julia, e foi inaugurado em 1908. Esse foi o centro de expansão das FMA no México. No ano que precedeu o início da perseguição religiosa, as Irmãs eram 104, com nove casas e doze noviças.


    Laguna S. Cristóbal 64
    Colonia Anáhuac
    11320 MÉXICO, D. F.
    Links » MME México

  • MMO - MÉXICO-Monterrei
    MMO
    MMO

    A província “Mater Ecclesiae”, do México, foi canonicamente ereta no dia 20 de Setembro de 1969.
    Depois da perseguição religiosa, (1914 - 1934), a província “Nossa Senhora de Guadalupe”, a única no México, teve um grande crescimento, as Irmãs e as obras aumentaram, de modo que as grandes distâncias geográficas tornaram difícil a animação das comunidades; por isso decidiu-se constituir uma província que tivesse a sua sede em Monterrey, agrupando as comunidades situadas ao norte da nação.
    No começo, a província tinha 266 Irmãs e 16 noviças, com 14 comunidades.
    As principais obras eram escolas primárias e secundárias, magistério, comerciais, bem como oratórios, centros de missão, catequese paroquial e nas zonas de periferia.

    Felipe Angeles 700
    Colonia León XIII
    67120 CIUDAD GUADALUPE, N. L.
    Links » MMO México
  • PAR - PARAGUAI
    PAR PAR
    A província “São Rafael Arcanjo”, do Paraguai, foi canonicamente ereta no dia 2 de Fevereiro de 1962.
    O início da presença das FMA nessa nação remonta a 30 de Abril de 1900; quatro anos antes tinham chegado os salesianos, que prepararam a estrada para as Irmãs.
    De 1900 a 1908 a presença no Paraguai dependia diretamente do centro do Instituto; depois começou a fazer parte da província Imaculada Conceição, do Uruguai, até 1962, quando o número crescente de vocações autóctones e o aumento das obras levaram a organizar uma província no Paraguai, de modo a unir as forças no serviço educativo às jovens daquela nação.
    Inicialmente a província contava 5 casas, 77 Irmãs e 10 noviças.
    As principais obras foram colégios, oratórios, preparação para a primeira comunhão, escolas profissionais, internatos para jovens pobres, missões, centros juvenis, associação das ex-alunas.

    Casa Inspectorial María Auxiliadora
    Calle Antequera, 727
    C.C. 1108 ASUNCIÓN
    Links » PAR Paraguai
  • PER - PERU
    PER PER
    A província foi canonicamente ereta no dia 28 de Janeiro de 1931.
    O início da atividade no Perú remonta a 28 de Setembro de 1891, com um pedido feito a Dom Bosco pelo Dr. Manuel Candamo, Diretor da ‘Beneficência Pública de Lima’ – e mais tarde Presidente da República- com ulterior Convênio entre a Beneficência Pública de Lima, representada pelo Dr. José Canevaro e a Congregação Salesiana representada por Dom Miguel Rua, assinado em Turim, no dia 28 de Julho de 1890, para a instituição de uma obra em favor das meninas pobres e abandonadas. No dia 28 de see Setembro de 1891, junto com o grupo dos primeiros salesianos que partiram para o Peru, chegaram 9 FMA muito jovens,provenientes de Nizza, tendo como responsável a diretora Ir. Ângela Piai, para iniciar a obra do “Instituto Sevilha”.
    A obra começou com um grupinho de internas entre 12 e 16 anos; muito pobres e na maioria órfãs ou totalmente abandonadas em consequência da guerra.
    Depois de 7 anos de actividade nesse Instituto, aconselhadas pela Madre Catarina Daghero (que havia feito a visita em 1896) a procurarem uma obra própria para ficarem livres de certos condicionamentos e poder educar as jovens no espírito de Dom Bosco e de Madre Mazzarello, as FMA se transferiram para a vizinha cidade portuária de Callao onde recentemente tinham dado início a uma nova obra.

    Casa Provincial S. Rosa de Lima
    Av. Brasil 450 – Breña
    LIMA 5
    Links » PER Perú
  • SUA - ESTADOS UNIDOS-Nova Jérsei
    SUA SUA
    A inspetoria “S. Filipe Apostolo” (Estados Unidos) foi ereta canonicamente no dia 7 de março de 1941.
    As 4 primeiras FMA foram mandadas por Madre Caterina Daghero, para cuidar dos imigrantes italianos que, na maioria.
    chegando aos EUA, abandonavam a prática religiosa ou iam aos protestantes, porque eles ofereciam muitas coisas gratuitamente. As quatro pioneiras chegaram a Paterson, New Jersey, no dia 16 de julho de 1908.
    Poucos dias depois, começaram a visitar as famílias para a regularização dos matrimônios e a preparação para os sacramentos.
    Abriram imediatamente as classes de catecismo para crianças, jovens e adultos. Contemporaneamente deram início ao oratório festivo. Em setembro, ainda sem saber a língua inglesa, abriram a escola materna, elementar e média inferior, com a assistência às crianças antes e depois das aulas, e a associação das Filhas de Maria, que foi muito freqüentada.
    Surgiram logo as vocações autóctones que permitiram a expansão das casas em vários estados dos EUA.

    Daughters of Mary Help of Christians
    Provincial Office
    655 Belmont Avenue
    HALEDON, New Jersey 07508-2398 (USA)
    Links » SUA Estados Unidos
  • SUO - ESTADOS UNIDOS-Texas
    SUO SUO
    A província estadunidense “Maria Imaculada” foi ereta canonicamente no dia 10 de fevereiro de 1987 com 13 casas.
    O nascimento dessa inspetoria se deveu à grande extensão da inspetoria “São Filipe Apostolo” e para a inspetora a conseqüente dificuldade de chegar a todas as casas e às Irmãs para a devida animação.
    No início, a sede era a casa de “S. João Bosco”, em San Antonio, Texas.
    Durante seis anos as iniciativas inspetoriais se somaram às atividades da escola São João Bosco, num local muito acanhado.
    Vendo a necessidade de uma situação melhor, construiu-se uma nova casa para a sede Maria Imaculada, em frente à escola. Em 1993 as Irmãs entraram na nova sede provincial.
    As principais obras nas 13 comunidades são sobretudo: a catequese, as escolas maternas, elementares, secundária inferior, secundária, reforço escolar, coordenação da catequese paroquial, escolas para catequistas, oratório, colônia de férias, atividades promocionais e aspirantado-postulado.
    Estamos espalhadas nos estados de Arizona e Colorado.

    Institute Daughters of Mary Help of Christians
    Office of the Provincial
    6019 Buena Vista Street
    SAN ANTONIO, Texas 78237 (USA)
    Links » SUO Estados Unidos
  • URU - URUGUAI
    URU URU
    A província “Imaculada Conceição” do Uruguai foi canonicamente ereta no dia 7 de Fevereiro de 1908.
    As primeiras Irmãs chegaram ao Uruguai com a primeira expedição missionária na América, no dia 14 de Dezembro de 1877.
    Estabeleceram-se em Villa Colon, Montevidéu, zona da capital habitada principalmente por imigrantes italianos; os salesianos já estavam ali desde 1875, e se ocupavam na educação integral dos meninos.
    As Irmãs tinham sido pedidas para cuidar da formação humana e religiosa das meninas.
    Como primeira ocupação as Irmãs se dedicaram à educação dos filhos de imigrantes italianos, abriram o oratório, faziam catequese e formação humana, preparação das meninas para os trabalhos próprios da mulher daquele tempo, e também tinham o encargo da lavanderia dos meninos e dos salesianos.
    Em 1879 começaram a abrir diversas casas no Uruguai, Las Piedras, Paysandú (1887), Montevidéu: escola primária e secundária (1891), e em 1905 abriram o único Magisterio católico do Uruguai.

    Casa María Auxiliadora
    Avenida Lezica 6187
    Villa Colón
    12500 MONTEVIDEO
    Links » URU Uruguay
  • VEN - VENEZUELA
    VEN VEN
    A data da fundação da inspetoria “S. João Bosco” é 7 de Março de 1941. O motivo da chegada das FMA foi o pedido do Bispo Dom San Miguel.
    Nove FMA desembarcaram nas costas venezuelanas e foram acolhidas, nos primeiros dias, pelas Irmãs dos Pobres.
    No dia 15 de Dezembro, quatro delas partiam para a cidade de Mérida, e fundavam a primeira obra salesiana feminina na Venezuela: o Colégio Imaculada Conceição.
    As outras cinco FMA entraram depois em San Cristóbal.
    No dia 7 de Janeiro de 1928, as FMA abriram as portas de uma casa simples para receber as primeiras alunas e o trabalho delas na Venezuela se desenvolve rapidamente com a fundação de escolas, oficinas profissionalizantes e de centros festivos de jogos e aprendizagem.
    Em 1931 surgem as primeiras vocações venezuelanas e, em 1932, algumas Irmãs partem da comunidade de Mérida, junto com duas alunas da escola superior, desejosas de se tornarem salesianas, e fundam a casa de Los Teques: é a primeira casa de formação das FMA na Venezuela.

    Casa San Juan Bosco
    Avda. 4a entre 6a y 7a Transversal
    Apdo. 68.169
    CARACAS – Altamira 1062 A
    Links » VEN Venezuela

OK Su questo sito NON utilizziamo cookie di profilazione, ma solo cookie tecnici e/o per il monitoraggio degli accessi. Se vuoi saperne di più clicca qui. Cliccando sul pulsante OK presti il consenso all'uso di tutti i cookie.