As províncias na Ásia

As províncias na Ásia
As FMA chegam na Ásia, primeiro no Médio Oriente (em Belém, em 1891) e depois no sul da India em 1922.
Abrem a primeira casa em Tanjore (24 novembro 1922) onde começam com um orfanato, um laboratório, um oratório, um ambulatório e, em seguida, a escola e a visita às vilas.
No mês de Março do ano seguinte, guiadas por aquele que será o Bispo mártire, Monsenhor Versiglia, as FMA chegam em terra chinesa abrindo a primeira casa em Shiu Chow.
Em 1929, a presença do Instituto na Ásia se desenvolve rapidamente e chega à terra do sol nascente: o Japão.
O crescimento continua num rítmo constante e, depois de dois anos, em 1931, se descortina um novo horizonte com a abertura da primeira casa em Siam, atual Tailândia.
Nos primeiros anos as casas de todas estas nações fazem parte da Visitadoria indiana com sede em Madras.
Em 1938 as presenças das FMA na China e no Japão se constituem como Visitadoria Extremo Oriente.
A Tailândia continua a fazer parte da Visitadoria indiana até 1952.

Atualmente na África há 16 Províncias Religiosas que compreendem 21 nações.

  • CIN - CHINA-HONG KONG, MACAU, TAIWAN
    CIN CIN
    A província “Maria Auxiliadora,” da China, foi canonicamente ereta no dia 16 de maio de 1946, com 26 Irmãs e 5 casas.
    A primeira provincial foi Ir. Elena Bottini, residente em Xangai (China).
    Com uma conselheira residente em Shiu Chow (Cantão), uma em Lok Chong (Cantão) e uma no Japão.
    As FMA foram chamadas por Dom Luigi Versiglia, para colaborar com os missionários na pastoral e na catequese às mulheres e às crianças.
    As 6 primeiras FMA chegaram à China no dia 15 de março de 1923.
    O primeiro empenho das Irmãs foi o estudo da língua, a formação das futuras Irmãs, a atenção às órfãs, às cegas, ao asilo para idosos.
    Entre 1950 e 1954 a situação política da nação obrigou as Irmãs a fugirem da China e refugiar-se em Hong Kong, onde abriram a escola para atender os refugiados.
    Em seguida, abriram outras casas em Macau, depois na ilha de Taiwan, na Austrália, nas Filipinas e no Vietnã. Inicialmente a presença na China (1923-1931) dependia diretamente do Conselho geral: a partir de 1931 passou a fazer parte da província Indiana "S. Tomás Apostolo" que compreendia: Índia, Tailândia, China, Japão.
    Em 1938 tornou-se visitadoria, sendo ereta como Inspetoria no ano de 1946.

    Daughters of Mary Help of Christians
    115 Shatin Pass Road
    Wong Tai Sin
    Kowloon, HONG KONG - S.A.R.
    Links » CIN China
  • CMY - CAMBOJA-MYANMAR
    CMY

    CMY
    A inspetoria "Maria nosso Auxílio" (Camboja-Myanmar) foi ereta canonicamente no dia 5 de agosto de 2009.
    Essa compreende seis casas das quais três se encontram no Camboja e três em Myanmar.
    São várias as obras a que as Irmãs de dedicam, mas todas estão a serviço da educação das crianças e das jovens mais pobres.
    A formação é dada nas escolas maternas e elementares, nos centros de promoção da jovem, nos oratórios-centros juvenis, no reforço escolar.
    Nas visitas às famílias e nas casas-lar se oferece um percurso formativo destinado à promoção integral delas.
    Trabalha-se também nas estruturas paroquiais e se colabora em nível diocesano.
    O contínuo afluxo de novas vocações promete um constante crescimento do Instituto.

    Salesian Sisters of Don Bosco
    Northbridge Street
    Teuk Thla, Russey Keo
    P.O. Box 468
    PHNOM PENH (Cambogia)

    Links » CMY - Cambogia-Myanmar

  • FIL - FILIPINAS-PAPUA-NOVA GUINÉ
    FIL FIL
    A inspetoria “S. Maria D. Mazzarello” (Filipinas) foi ereta canonicamente no dia 8 de outubro de 1984. Ir. Anna Maria Mattiussi foi a primeira inspetora.
    De 1955 a 1984 as Filipinas faziam parte da inspetoria chinesa (Hong Kong), com Ir. Elena Bottini como superiora.
    As três primeiras FMA chegaram a Manila vindas da China, em dezembro de 1955, seguindo a estrada já aberta pelos salesianos. Ir. Erminia Borzini (italiana) foi acompanhada por Ir. Caterina Moore, em vez da inspetora Ir. Elena Bottini, que estava doente.
    Alguns dias depois chegaram Ir. Giuseppina Gallo (italiana) e Ir. Ligia Borges (portuguesa).
    No dia 7 de dezembro de 1955 foi aberta a primeira casa em Victorias, Negros Ocidental (ilha do sul).
    As primeiras missionárias começaram a obra no dia 8 de dezembro de 1955, convidando um grupo de meninas a rezar uma ave-maria em honra de Nossa Senhora; foi o início do primeiro oratório.
    Aos poucos as Irmãs abriram a escola materna, algumas salas de costura para as oratorianas e o coro, que se chamou o “Cheerio Club”. Hoje contam-se 16 fundações nas regiões de Luçon e de Visayas, nas Filipinas.
    Há duas fundações em Papua Nova Guiné.
    De 1989 a 1995 Timor Leste pertencia à inspetoria filipina.
    Em Papua Nova Guiné a primeira presença das fma aconteceu no dia 31 de janeiro de 2001, em East Boroko, na cidade de Port Moresby.
    No dia 1º de março de 2002, depois da visita de Ir.Ciri Hernandez, realizou-se em Tapini a inauguração da segunda fundação.
    No dia 13 de maio de 2003, foi aberta a nova casa de espiritualidade, chamada “Mornese Center of Spirituality” em Calamba City.
    Essa nova casa estará disponível especialmente para os retiros espirituais dos jovens, das religiosas e das famílias, e para viver experiências de oração e encontros formativos.

    Daughters of Mary Help of Christians
    (Salesian sisters of St. John Bosco)
    Provincial House
    3500 V. Mapa Extension
    Sta. Mesa 1016, MANILA
    Links » FIL Filippine
  • GIA - JAPÃO
    GIA GIA
    A província “Alma Mater” do Japão foi canonicamente ereta no dia 26 de janeiro de 1952, com 5 casas, 72 Irmãs (36 temporâneas e 36 perpétuas) e 30 noviças.
    As FMA foram chamadas por Dom Vincenzo Cimatti, sdb, para colaborar com os salesianos na obra da evangelização.
    As Irmãs chegaram ao Japão no porto de Kobe, no dia 14 de dezembro de 1929 e em Miyazaki (sul do Japão) no dia 16 de dezembro de 1929.
    Começaram logo a se ocupar prestações domésticas dos salesianos, enquanto aprendiam a língua.
    No ano seguinte, 1930, assumiram em Miyazaki a direção do asilo para meninas pobres e o aspirantado.
    Em 1931 em Beppu, começaram a primeira obra independente, um asilo para meninas pobres e recém-nascidos. No mesmo ano, em Miyazaki abriram a escola materna.

    Fujosha Seibo-kai
    Kankucho-kan
    2-14, Akabane-dai 4-chome
    Kita-ku, TOKYO
    115-0053 Japan
    Links » GIA Japão
  • INB - ÍNDIA- Mumbai
    INB INB
    As 6 primeiras FMA missionárias chegaram à Índia, em Bombaim, no dia 2 de novembro de 1922, mas somente no dia 24 de maio de 1982 foi fundada a nova inspetoria “S. Maria Domingas Mazzarello", com sede em Bombaim.
    As motivações da abertura são claras: as missionárias haviam chegado primeiro a Bombaim para iniciar as missões em Tamil Nadu, Sul da Índia, mas haviam se espalhado em várias fundações em outros territórios da Índia.
    As Irmãs que trabalhavam nas missões de Bombaim e Baroda – casas pertencentes à inspetoria de Madras, formada antes, – ficava isoladas por causa das grandes distâncias e não podiam ser adequadamente acompanhadas no seu processo formativo e na animação.
    Por isso erigiu-se uma nova província, com sede em Bombaim, com várias atividades: obras educativas (jardim-de-infância, escola materna, elementar, média e superior, reforço escolar, escola noturna), obras paroquiais, oratório, aulas de corte e costura, curso de datilografia, visitas às aldeias e às famílias, pensionato, internato, promoção humano-cristã da mulher, união das ex-alunas, cooperadores salesianos.

    Auxilium Centre
    Provincial Office
    Post Box 19877
    Bandra
    MUMBAI 400050
  • INC - ÍNDIA-Calcutá, NEPAL
    INC INC
    Inspetoria Indiana "Maria Auxiliadora" - Calcutá (Índia) foi ereta canonicamente no dia 10 de fevereiro de 1987, devido à enorme extensão territorial, ao aumento das obras e do pessoal da província “Coração Imaculado de Maria” com sede em Shillong.
    A província começou com 8 casas (Calcutá Dum Dum; Calcutá Gobra; Calcutá Park Circus; Bandel; Kalyani; New Chumta, New Delhi R.K. Puram; New Delhi Vasant Vihar), e com diversos tipos de obras: escola materna, primária, média e superior; oratório; dispensário; visitas às famílias; visitas às aldeias; ensino na escola paroquial; sala de costura; dispensário; casa de formação: aspirantado e postulado; união de ex-alunas; cooperadores salesianos.

    Provincial Office
    Salesian Sisters
    Auxilium Convent
    10 P. K. Guha Road
    Dum Dum
    KOLKATA 700028
    West Bengal
  • ING - ÍNDIA-Guwahati
    ING ING

    La Província “Mater Ecclesiae” de Guwahati (India) foi ereta canonicamente em 24 de fevereiro de 2000, com 22 casas.

    A história da presença das FMA nessa zona do nordeste da Índia remonta a 1923 quando chegaram as primeiras irmãs missionárias a Guwahati.

    A expansão das obras, o aumento das vocações e a vastidão do território levaram ao nascimento da sexta província das FMA na Índia, “Mater Ecclesiae” com sede em Maligaon, Guwahati, com a casa das Aspirantes e Postulantes. Ir. Lucy Rose Ozhukayil foi a primeira inspetora.
    Em 2006 foi construída a nova sede da casa inspetorial em Guwahati, mais no centro da cidade, em um terreno no qual se viu a intervenção milagrosa de Nossa Senhora com o encontro de uma fonte de água onde todos diziam não haver água.

    As principais obras são: escola materna, primária, média, superior, profissional; escolas paralelas, centros de estudo dirigido, centros de alfabetização, laboratórios, visita às aldeias, oratórios, escolas paroquiais, obras paroquiais, internato, dispensário, centro de acolhida para jovens em dificuldades, pensionato para jovens universitárias.

    Auxilium Provincial House
    Christain Basti, GMC Road, Dispur
    Guwahati – 781 005, Assam, India
  • INK - ÍNDIA-Bangalore
    INK INK
    A província “Sagrado Coração de Jesus” de Bangalore-India, foi ereta canonicamente no dia 31 de maio de 1993 e abrange os estados de: Andhra Pradesh, Karnataka e Kerala.
    Com a criação dessa província procurou-se facilitar a animação das comunidades e das obras já que a província São Tomé, de Madras, havia crescido muitíssimo, com casas em todos os 4 estados da Índia Sul, e também para desenvolver a missão em Andhra Pradesh, Karnataka e Kerala, onde eram poucas as presenças com um vasto setor que precisava de evangelização e assistência às aldeias mais pobres.
    Karnataka, em Bangalore, com a transferência do Noviciado; em 1977, no estado de Kerala, com a abertura de uma primeira casa em Kollam Kottiyam, para a missão entre os pescadores e os pobres; em 1979, no estado de Andhra Pradesh, abriu-se uma casa em Guntur, com a escola materna.
    Em 1993 foi criada a província “Sagrado Coração de Jesus”, com 122 Irmãs e 12 casas.

    Salesian Sisters
    Sacred Heart Convent
    Old Madras Road
    Virgonagar P. O.
    BANGALORE 560049
    Links » INK India
  • INM - ÍNDIA-Madrás, SRI LANKA
    INM INM
    A província “S. Tomé Apostolo”, de Madras-India, foi ereta canonicamente no dia 16 de maio de 1946.
    As 6 primeiras FMA chegaram à Índia no dia 24 de novembro de 1922, a Tanjore, onde os salesianos já trabalhavam, para assumir a educação das jovens mais pobres.
    Foi uma das opções do Instituto, no 50º aniversário de sua fundação.
    As Irmãs começaram logo com uma escola de costura para as jovens pobres do lugar.
    Em seguida abriram um dispensário para atender o povo que morria sem possibilidade de cuidados médicos.
    No ano seguinte, 1923, abriram um orfanato para meninas, e em 1924, a escola elementar, com internato. Desses inícios humildes difundiu-se a presença do Instituto na Índia.
    Por isso, a província “S. Tomé Apostolo” é chamada provincia-mãe.

    Salesian Sisters
    Provincial Office
    Mazzarello Convent
    United India Colony, n. 1/2
    III Main Road, 5th Cross Street
    Kodambakkam
    CHENNAI 600024
    Links » INM India
  • INS - ÍNDIA-Chilong
    INS INS
    A província “Coração Imaculado de Maria,“ de Shillong, Índia, foi ereta canonicamente no dia 24 de novembro de 1953.
    As casas da primeira província indiana ereta em 1929, com sede em Madras, tinham se espalhado de sul a norte e ao nordeste da Índia.
    Dadas as distâncias e o número de casas num território muito vasto, a superiora da província, Ir. Cesira Gallina, apresentou a proposta de criar uma outra província, para facilitar a animação e permitir a expansão da atividade missionária, sobretudo no norte.
    A presença no nordeste da Índia teve início em 1923, portanto trinta anos antes da ereção da inspetoria
    A primeira comunidade foi aberta em Gauhati (atualmente da inspetoria Mater Ecclesiae, do Guwahati), e a segunda casa em Jowai, em 1926.
    Em ambas o trabalho começou com o orfanato, internato para as meninas das aldeias mais distantes, escola elementar em língua Hindi e Assamesa, e em língua Khasi, em Jowai, escola profissional de tecelagem, corte e costura, bordado, malharia, visita às aldeias para a instrução e a educação na fé, sobretudo para as mulheres, visita às famílias e aos doentes.

    Auxilium, Nongthymmai
    Shillong 793014
    Meghalaya
    Links » INS India
  • INT - ÍNDIA-Tiruchirapalli
    INT

    INT

    (Pagina in costruzione)

    Salesian Sisters
    Divyadhanam

    4/288 Madurai Main Road
    Manikandam
    Tiruchirapalli
    TAMIL NADU 620012, India


  • KOR - COREIA DO SUL-MONGÓLIA
    KOR KOR
    A província “Stella Matutina“ foi canonicamente ereta no dia 8 de outubro de 1984.
    As FMA chegaram à Coréia atendendo ao pedido do bispo da diocese de Seul, Dom Rho Paolo, a fim de assumir a educação das jovens.
    As 3 primeiras Irmãs chegaram no dia 24 de abril de 1957, provenientes do Japão.
    A primeira casa foi anexa à paróquia S. João Bosco, de Torimdong, em Seul.
    Inicialmente se dedicaram ao catecumenato, ao dispensário e à escola noturna e materna.
    Em 1958, atendendo ao pedido do bispo de Kwangju, Dom Harold Henry, abriram a escola média, superior, e a escola primária.
    Depois foram feitas outras fundações: pensionato para jovens operárias, centro juvenil, casas de acolhimento para meninas em situação de risco.

    Salesian Sisters
    253-242 Shinghil 5 dong,
    Youngdungpogu
    150-841 SEOUL
    S. Korea
    Links » KOR Coreira do Sur
  • MOR - LESTE MÉDIO-EGYPTE, JORDAN, ISRAELE, LÍBANO, SIRIA
    As províncias na Medio Oriente

    MOR

    O ingresso das FMA no Oriente Médio foi em Belém (8 outubro 1891), por um pedido do Padre Miguel Rua, 1° sucessor de Dom Bosco, a Madre Caterina Daghero e em seguida pela ação do Padre Giovanni Cagliero.
    As irmãs começaram seu trabalho abrindo uma sala de costura e bordado para as meninas de qualquer nacionalidade e religião, frequentado imediatamente por algumas muçulmanas e gregas.
    Foi o início não fácil de uma obra que teve em seguida um grande desenvolvimento, estendendo a sua grande e benéfica ação educativa sobre um plano verdadeiramente ecumênico.
    (Cfr. 'Il cammino dell'Istituto nel corso di un secolo, p.83-85, vol 2º'). No ano de 1913, num clima sócio-político hostil, foram feitas duas fundações nas conturbadas terras do Oriente Medio, uma na Ásia Menor em Adalia, uma cidadezinha da Turquia.
    Mas, devido às sérias dificuldades encontradas, essa missão durou apenas dois anos.
    A segunda fundação, efetuada quase contemporaneamente, foi a de Damasco, na Síria. As Irmãs chegaram ali no dia 4 de novembro de 1913, para assumir o encargo das escolas e de um ambulatório e hospital.
    (Cfr. 'Il cammino dell'Istituto nel corso di un secolo, p.68-70, vol 3º').

    Salesian Sisters
    P.O.B. 910411
    AMMAN 11191 (Giordania)

  • THA - TAILÂNDIA
    THA THA
    A província “Santa Maria Mazzarello”, da Tailândia, foi ereta canonicamente no dia 26 de janeiro de 1952.
    As 5 primeiras missionárias chegaram à Tailândia, no dia 14 de novembro de 1931.
    O Inspetor dos salesianos, padre Gaetano Pasotti, considerando necessária a presença e a atividade apostólica das FMA para a educação e a formação das meninas, conversou com a Madre geral Luisa Vaschetti, e pediu o envio das Irmãs.
    Nos três primeiros anos, a única casa das FMA na Tailândia dependia diretamente do Centro; em 1934 foi confiada à província de Madras, Índia Sul, junto com as casas da China e do Japão.
    As primeiras e difíceis experiências missionárias foram vividas em Bang Nok Khuek, onde as Irmãs tinham de se contentar em olhar e sorrir.
    À medida que aprendiam a língua, os contatos se tornaram mais freqüentes, até que se sentiram em condição de assumir a responsabilidade direta da escola que funcionava na paróquia, das órfãs, das associações femininas da paróquia, além da cozinha e lavanderia dos salesianos e do dispensário farmacêutico.

    Salesian Sisters
    124 Saladeng Rd.
    BANGKOK 10500
    Links » THA Tailândia
  • TIN - TIMOR LESTE-INDONÉSIA
    TIN TIN
    A inspetoria “S. Maria D. Mazzarello”, de Timor, foi constituída no dia 5 de agosto de 2009. Compreende duas nações: Timor e Indonésia.
    As Irmãs foram chamadas ao Timor pelos salesianos, para cuidar dos órfãos.
    Em 1987, depois de uma visita de Ir. Lina Chiandotto, que naquele tempo era responsável das missões, decidiu-se abrir uma presença em Venilale-Baucau.
    As 3 primeiras Irmãs chegara ali no dia 2 de outubro de 1988. No começo, as comunidades dependiam da província Filipina.
    Em janeiro de 1997, se constituíram em uma visitadoria, “Maria Nosso Auxílio”, formada por diversas nações: Timor, Vietnã, Camboja e Myanmar.
    A expansão das presenças e o aumento das Irmãs tornou possível que em 2003 se pudesse constituir em visitadoria as casas existentes em Timor, de modo a facilitar a inculturação da animação e da formação. A visitadoria “S. Maria D. Mazzarello”, de Timor, foi constituída no dia 20 de junho de 2003, com 8 casas e 62 Irmãs, das quais 33 junioristas.

    Irmãs Salesianas
    C.P. 51
    DILI (Timor Est)
    Links » TIN Timor do Leste

  • VTN - VIETNÃ
    VTN

    VTN
    A inspetoria Vietnamita “Maria Auxiliadora” foi constituída canonicamente no dia 5 de agosto de 2009 que compreende Vietnã.
    A história do Instituto das FMA no Vietnã começou e se desenvolveu sob a guia providencial de Deus e a proteção especial de Maria.
    No dia 26 de maio de 1961, chegaram ao Vietnã de Hong Kong, as primeiras irmãs missionárias: Ir. María Socorro Machuy e Ir. Olivia Sadaya. No dia 13 de junho, Ir. Rosa Zöller chegou de Hong Kong, e no dia 21 de dezembro, Ir. Anna Persico chegou da Itália. Aquelas quatro missionárias formaram a primeira comunidade FMA no Vietnã, com Ir. Rosa Zöller como superiora.
    No início, viveram em Cho Lon em uma casa alugada até o dia 13 de maio de 1963, quando a comunidade comprou o prédio do seminário menor da diocese de Vinh situado em Thu Duc Tam Há, distante 15 quilômetros da cidade de Ho Chi Minh. Esta é considerada como a Casa-Mãe das Filhas de Maria Auxiliadora no Vietnã.
    De 1961 até 1997, as casas no Vietnã faziam parte da Inspetoria Chinesa “Maria Auxiliadora”, com sede em Hong Kong. Em 1975, as missionárias foram expulsas e a vida religiosa passou a ser muito controlada. Esta situação foi um grande desafio para a nova comunidade das FMA. Apesar das dificuldades, as jovens irmãs vietnamitas permaneceram fiéis à sua vocação, dedicando de todo o coração a sua vida à missão, vivendo com simplicidade entre os pobres. Ao mesmo tempo, o número das vocações continuou a aumentar e assim novas comunidades foram abertas. Desde 24 de janeiro de 1997, o Vietnã não pertence mais à Inspetoria Chinesa. Foi ereta uma nova Visitadoria no dia 16 de julho de 2003, Sudeste da Ásia - “Maria Auxiliadora” - que compreendeu Timor, Camboja, Mianmar, Indonésia e Vietnã.

    57 Street 4
    Tam Phu, Thu Duc
    HO CHI MINH CITY, Vietnam
    Links » VTN Vietnam

OK Su questo sito NON utilizziamo cookie di profilazione, ma solo cookie tecnici e/o per il monitoraggio degli accessi. Se vuoi saperne di più clicca qui. Cliccando sul pulsante OK presti il consenso all'uso di tutti i cookie.