As províncias na Europa As províncias na Europa
A primeira fundação no Instituto, ainda na Itália, foi a abertura de uma comunidade em Borgo San Martino (Alessandria), no dia 8 de outubro de 1874. Foi o primeiro elo de uma longa corrente. Além da expansão na Italia, o Instituto atravessou as primeiras fronteiras européias em 1877, abrindo uma comunidade na França, em Nizza Mare.
Atualmente há 23 Províncias Religiosas em 22 nações.

  • AUG - ÁUSTRIA-ALEMANHA
    AUS AUG

    A província “S. Maria Domingas Mazzarello” foi ereta canonicamente no dia 25 de março de 2014. É formada pelas ex-inspetorias da Áustria e da Alemanha.  As primeiras FMA chegaram em terras da Alemanha em 1922, em Essen-Borbeck,  em uma vasta região industrial caracterizada pelas minas de carvão.
    Gradualmente, a obra se expandiu pelo sul da Alemanha e também na Áustria.  A primeira casa na Áustria foi ereta em 1928, em Jagdberg.  Até o dia 3 de novembro de 1954 a Inspetoria contava com 28 casas sendo algumas localizadas na ex-Tchecoslováquia.  Depois disto foi dividida em duas inspetorias para ter uma gestão melhor,  visto que depois da segunda guerra mundial muitas jovens pediam para entrar no Instituto.  Depois de 60 anos, as duas inspetorias da Áustria e Alemanha se puseram a caminho para a reunificação, um caminho preparado também do ponto de vista espiritual.  Os versículos do livro de Oseias (10,12) ressoam como um programa de vida para as Irmãs da nova Inspetoria: “...Cultivem um campo novo, porque é tempo de procurar o Senhor, até que ele venha e faça chover sobre vocês a justiça.”

    Provinzialat der Don Bosco Schwestern
    Schellingstrasse 72
    D-80799 München
    Links » AUS Áustria, Alemanha
  • BEG - BÉLGICA
    BEG BEG
    La provincia “Sagrado Corazón” (Bélgica Norte) se constituyó canónicamente en 1931 y cuenta con 15 casas.
    La historia de la presencia de los Salesianos y de las FMA en Bélgica se remonta a Don Bosco.
    El Consejo General SDB está profundamente maravillado por el ‘Sí’ de Don Bosco a Monseñor Doutreloux; a enviar Salesianos e Hijas de María Auxiliadora a Lieja, la ciudad de la Eucaristía.
    Don Bosco el 8 de diciembre de 1887, respecto a esta petición, dice a su Consejo: “No podemos equivocarnos, ¡es María que nos guía!”. Los Salesianos y las FMA llegan a Bélgica en 1891.
    Las Hermanas de la primera expedición, S. María Sampietro, S. Carolina Bensi y S. Magdalena Pavese, novicia, habían vivido en la comunidad de Mornese, en el Colegio, y en Niza Monferrato.
    En 1903 se abre la primera casa en Flandes, precisamente en Lipello.
    El 24 de octubre de 1925 las casas de Bélgica pasan de la provincia de Francia a Inglaterra. El 17 de noviembre de 1925 parten las primeras seis misioneras belgas para el Congo.
    En 1969 la Inspectoría de los orígenes se divide en tres Inspectorías: Inspectoría ‘Sagrado Corazón’ – Bélgica Norte, Inspectoría ‘Santísimo. Sacramento’ – Bélgica Sur, Inspectoría ‘Nuestra Señora de África’ – África Central. Hoy en Bélgica Norte hay 11 casas.
    Las FMA, caminando tras las huellas de Don Bosco y de María Dominica Mazzarello, fascinadas por su proyecto de educación de los niños y jóvenes, animadas por la pasión del Da mihi animas, dirigen y actúan su misión en escuelas, internados, colonias de verano, centros juveniles, actividades parroquiales, obras sociales para niños en peligro y para sus familias.
    Con la constitución de la asociación Vides ofrecen a los jóvenes la posibilidad de experiencias de voluntario en el extranjero.

    Provincialaat Zusters
    Van Don Bosco
    Brusselstraat, 289
    B-1702 GROOT-BIJGAARDEN
    Links » BEG Bélgica
  • CEL - REP. TCHECA-LITUÂNIA
    CEL CEL
    A província “Maria Imaculada” da República Tcheca e Lituânia foi ereta canonicamente no dia 5 de agosto de 2009, mas a presença das FMA no país remonta a 1980.
    O início teve as caracteristicas da clandestinidade, por causa da situação política da nação. Foram os salesianos que orientaram e formaram as primeiras vocações de FMA.
    Depois de 1990, as Irmãs puderam começar a abrir as casas religiosas com vida em comum.

    Premyšlenská 6
    18200 PRAHA 8 – Kobylisy
    (Rep. Ceca)
    Links » CEL Rep. Checa
  • EEG - EUROPA DO LESTE-BIELORUSSIA, RUSSIA, UCRÂNIA, GEÓRGIA
    EEG EEG
    A visitadoria “Mãe de Deus” da Europa-Leste e Geórgia foi ereta canonicamente no dia 24 de agosto de 2003. As FMA foram solicitadas pelos salesianos e pela Nunciatura Apostólica de Geórgia – Tbilisi.
    As principais obras que as Irmãs realizam são a catequese paroquial, o oratório, o ensino na escola estatal.

    Poslannikov pier. 3 str. 5 kv. 1
    105005 MOSKVA
    (Russia)
    Links » EEG Europa-Leste e Geórgia
  • FRB - FRANÇIA-BÉLGICA SUL - TUNÍSIA
    FRC FRB

    No dia 5 de agosto 2015, em Valpré, próximo de Lion nasceu a nova Inspetoria Notre-Dame des Nations  França-Bélgica Sul-Tunísia.
    A nova realidade se caracteriza por ser multiétnica, e as irmãs vêm de dez Nacionalidades diferentes. O título Nossa Senhora das Nações traça bem o seu caminho.

    Em Nizza marítima, a casa aberta por Dom Bosco em 1876, acolheu desde 1877 três FMA mandadas da Itália para os serviços domésticos aos salesianos. As irmãs abriram em seguida um oratório feminino. Bem rápido se abriram duas casas em La Navarre, em 1878, e em Saint-Cyr em 1880. Antes de mandar as irmãs, Madre Mazzarello visitou La Navarre e St. Cyr.
    Enviou então Ir. Caterina Daghero como diretora em Saint-Cyr, que conserva ainda a memória dos 40 dias de doença de Madre Mazzarello (1881).
    Antes do final de 1.800, numerosas obras ( escolas , centros juvenis, ...) surgiram no Norte da França ( Guînes, Lille, Paris) e no Norte da África ( Algéria, Tunísia ).
    Em 1947 a França foi dividida em duas Inspetorias que depois se reuniram, em 1993, constituindo a Inspetoria Notre-Dame de Lourdes. Abriram-se outras fundações em Marselha, entre as quais aquela de Vila Pastré, propriedade vista em sonho por Dom Bosco.

    A presença das FMA na Bélgica  remonta a 21 de novembro de 1891.
    As seis primeiras irmãs chegaram a Liegi, vindo da Itália juntamente com os salesianos, em resposta ao pedido do bispo Doutreloux, para fundar um orfanato. As irmãs se ocuparam da cozinha e da lavanderia dos salesianos, e abriram o oratório para as meninas. Depois surgiram outras casas, escolas, obras sociais.
    A situação da língua falada, francês e flamengo, na Nação tornou necessária a formação de uma nova Inspetoria.
    A Inspetoria SS. Sacramento da Bélgica Sul foi ereta canonicamente em 27 de novembro de 1969, no fim do CG XV, com 10 casas e 116 irmãs, redimensionando a Inspetoria existente que então contava com 24 casas na Bélgica,  uma na Holanda e 4 no Congo Belga.

    Formaram-se duas Inspetorias, uma no Congo e outra na Bélgica Sul, de língua francesa. 

    Maison provinciale
    5 et 7, Passage de la Providence
    75020 PARIS

    Link » FRB Françia- Bélgica Sul - Tunísia

  • GBR - G. BRETANHA
    GBR GBR
    A província “S. Tomás de Canterbury” Grã-Bretanha, foi ereta canonicamente no dia 16 de maio de 1946.
    A presença das FMA na Grã-Bretanha foi uma resposta ao pedido dos salesianos de Battersea, subúrbio de Londres, e ao desejo do Bispo Dom Bourne, que desejava contar com as Irmãs na sua diocese.
    As 12 primeiras Irmãs chegaram no dia 7 de abril de 1902.
    No início, trabalharam para a comunidade dos salesianos e os jovens de Battersea.
    Enquanto continuavam a trabalhar naquele populoso setor de Londres, também com o oratório paroquial, projetou-se uma outra fundação, em Chertsey, onde Dom Bourne propôs que abrissem o noviciado e cuidassem dos católicos do lugar, na maioria imigrantes italianos.
    No dia 14 de março de 1903, as Irmãs chegaram a Chertsey; além de se ocupar com os católicos, abriram um pequeno internato para meninas e receberam as primeiras postulantes inglesas.

    13 Streatham Common North,
    LONDON SW 16 3HG
    (England)
    Links » GBR G. Bretanha
  • ILO - ITÁLIA-Lombarda, SUÍÇA
    ILO ILO
    A Inspetoria Lombarda ‘Sagrada Família’ nasceu da unificação das três precedentes inspetorias lombardas e se constituiu canonicamente no dia 8 de setembro de 2003, como conclusão de uma primeira fase do caminho de reestruturação italiano.
    Atualmente tem 47 comunidades distribuídas quase todas na Lombardia, principalmente na diocese de Milão e com duas presenças na Suíça.
    Dedicam-se à educação dos jovens nas escolas infantis, primária, secundária de 1° e 2° grau, e na formação profissional. Colaboram na pastoral paroquial nos oratórios e na catequese, acolhem estudantes universitárias em dois pensionatos, prestam sua obra de educadoras numa “casa-lar”. A primeira presença na Lombardia foi a comunidade de Castano Primeiro, na província de Milão, em 1891; e até 1903 as outras quatro casas da Lombardia faziam parte da Inspetoria piemontesa.
    Em 1904 foi criada a visitadoria Lombarda São Carlos Borromeu e a primeira visitadora foi Ir. Clelia Guglielminotti.
    Em 1908, com Decreto de 7 de fevereiro, foi ereta canonicamente a Inspetoria Lombarda ‘Sagrada Família’ cujos limites abrangem também o Vêneto e a Emilia .
    Em geral as casas foram abertas a pedido das autoridades eclesiásticas ou de entidades administrativas, para a assistência às operárias nos Pensionatos, a formação moral, civil, intelectual da juventude feminina, para o ensinamento do catecismo nas paróquias, para a educação das crianças nas escolas maternas, para as prestações domésticas em casas dos salesianos e para a assistência social.
    A primeira inspetora foi Ir. Teresa Pentore.
    Em 1923 as casas do Vêneto e da Emilia se separaram, e o desenvolvimento continuou na província de Varese, na região de Lecco e na província de Milão. Em 1945 nasceu a Inspetoria Lombarda ‘Madonna del Sacro Monte’ de Varese e a primeira inspetora foi Madre Angela Chiarini.
    Nos anos 50 na Lombardia, terra de gente laboriosa, de grande fé, foram alcançados na casa de Castano Primo e de Paullo, os dois milagres que em 1951 serviram para a canonização de Madre Mazzarello.
    Em 1971 surgiu a terceira Inspetoria Lombarda ‘Maria Imaculada’ que teve como primeira Inspetora Ir. Marinella Castagno.
    A necessidade de renovar o significado da presença das FMA tornou indispensável o caminho de reestruturação que levou de novo a uma única Inspetoria.

    Casa Immacolata Concezione
    Via Timavo, 14
    20124 MILANO (MI)
    Links » ILO Itáliá
  • ILS - ITÁLIA-Emília, Ligúria, Toscana
    ILS ILS
    A província “Madonna do Cenáculo” (Emiliana-Lígure-Toscana da Itália), com sede provincial em La Spezia, foi canonicamente ereta no dia 8 de setembro de 2001.
    No momento da unificação as casas eram 40 e as Irmãs 525.
    A província foi formada através do processo de reestruturação em curso na Itália desde 1996, que unificou três Inspetorias: a emiliana, a lígure e a toscana.
    O caminho de reestruturação desses primeiros quatro anos, que envolveu no discernimento toda a comunidade inspetorial, levou à supressão e à contração de algumas obras, mas também à reorganização de outras, para responder melhor às instancias educativo-pastorais de hoje.
    Obras atuais: complexos escolares com escola materna, elementar, média e liceu, OCG, animação paroquial, catequese, centros FP, uma casa-lar, dois pensionatos universitários, um serviço de acolhimento para mulheres em dificuldade, um projeto zonal de pastoral juvenil.

    Istituto Maria Ausiliatrice
    Viale Giovanni Amendola, 2
    19121 LA SPEZIA SP
    Links » ILS Itáliá
  • IMR - ITÁLIA-Meredional, ALBÂNIA, MALTA
    IMR IMR
    A província “Nossa Senhora do Bom Conselho,” da Itália Meridional foi ereta canonicamente no dia 7 de setembro de 2003, como resultado da unificação das duas províncias meridionais: “N. S. do S. Rosário” (1923), com sede em Nápoles-Vômero, e “Ir. T. Valsè Pantellini” (1961), com sede em Táranto.
    Essa unificação faz parte do plano de reestruturação levado em frente por todas as províncias italianas.
    Na atual província há diversos tipos de obras: escolas maternas, elementares, médias, superiores (Liceu da Comunicação, Lingüístico, Experimental, Empresarial), oratórios, centros juvenis, catequese, centros de acolhimento, pensionato universitário, colônias estivais, campos-escola, centros de formação profissional.
    A presença das FMA na Itália Meridional remonta a 1905, em Nápoles-Vômero, onde chegaram as primeiras Irmãs, assumindo inicialmente a instrução religiosa, e abrindo depois uma escola particular, o jardim-de-infância e a sala de trabalhos manuais.

    Istituto Femminile
    S. Giovanni Bosco
    Via Paladino, 20
    80138 NAPOLI NA
    Links » IMR Itáliá
  • IPI - ITÁLIA-Piemonte
    IPI IPI
    A província “Maria Auxiliadora” da Itália-Piemontesa, foi ereta canonicamente no dia 8 de setembro de 2003, como resultado da unificação de três províncias piemontesas: S. João Bosco (Alexandria/Novara), Maria Auxiliadora (Turim Maria Auxiliadora/Nizza), Madre Mazzarello (Vercelli).
    Essa unificação faz parte do plano de reestruturação de todas as províncias italianas, na busca de revitalizar o carisma.
    As principais obras realizadas são: escolas maternas, elementares, superiores, reforço escolar, centros de formação profissional, oratórios, obra paroquial, laboratório missionário, pensionato, centro de espiritualidade, centros juvenis, casas de férias e outras.
    A nova província “Maria Auxiliadora é formada por 72 casas e 1282 Irmãs.

    Casa Maria Ausiliatrice
    Piazza Maria Ausiliatrice, 35
    10152 TORINO TO
    Links » IPI Italia Piemontese
  • IRL - IRLANDA
    IRL IRL
    A província “Nossa Senhora Rainha da Irlanda” foi ereta canonicamente” no dia 13 de julho de 1970.
    A presença das FMA na Irlanda remonta a 1920, onde foram convidadas pelo bispo de Limerick, Dom Dionigi Halinan. A primeira comunidade proveniente da Inglaterra composta por 6 Irmãs começou a obra com uma escola noturna para meninas.
    Inicialmente as presenças na Irlanda pertenciam à província inglesa.
    O aumento das obras e das Irmãs tornou necessária a constituição de uma província irlandesa.

    203 Lower Kilmacud Road,
    Stillorgan,
    Co. DUBLIN
    Links » IRL Irlanda
  • IRO - ITÁLIA-Roma
    IRO IRO
    A província “S. João Bosco”, Itália-Roma, foi ereta canonicamente no dia 5 de agosto de 2003, e foi formada por causa da reestruturação na Itália, pela unificação das duas províncias romanas S. Cecília (ereta canonicamente no dia 7 de fevereiro de 1908) e S. Inês (ereta canonicamente no dia 24 de setembro de 1971).
    A presença das FMA em Roma vem de 1891. O Reitor Mor daquele tempo, Dom Michele Rua, escreveu uma carta ao Santo Padre, SS. Leão XIII, pedindo a benção para as primeiras Filhas de Maria Auxiliadora que deveriam vir para Roma, ao lado dos salesianos da Basílica do Sagrado Coração.
    No dia 5 de dezembro de 1891 as sete primeiras Irmãs que partiram de Nizza Monferrato, entravam no solar Quagliotti na Via Magenta,10.
    Começaram suas atividades cuidando da lavanderia, da rouparia dos salesianos e da catequese paroquial.
    Para poderem se dedicar melhor à juventude e às obras apostólicas, em 1894 se mudaram para o solar Cantoni, na Via Marghera, 65.

    Istituto Maria Ausiliatrice
    Delle Salesiane di Don Bosco
    Via Marghera, 59
    00185 ROMA RM
    Links » IRO Itáliá
  • ISI - ITÁLIA-Sicília
    ISI ISI
    A província “Madre Madalena Morano” Itália-Sícula, foi ereta canonicamente no dia 13 de setembro de 2003, com 47 casas e 820 Irmãs, é o resultado do caminho de reestruturação iniciado em 1997 em todas as províncias italianas.
    A presença das FMA na Sicília remonta a 1880, quando Madre Mazzarello enviou a Cactácea as três primeiras Irmãs para a direção do Instituto da Duquesa Carcaci e, depois no dia 15 de outubro do mesmo ano partia para Bronte um outro grupo de Irmãs e duas noviças para assumir a direção de um colégio para moças, de uma escola elementar, da sala de costura e do oratório festivo. No ano seguinte, 1881, Madre Madalena Morano, junto com duas professas e uma noviça, assume a direção do “Conservatório das Virgens”.
    Madalena Morano tornou possível a ampliação da província ereta canonicamente em 1908.
    A expansão levou à constituição de uma segunda província "Madonna della Lettera" com sede em Messina. E em 1970 a uma terceira Inspetoria "Madre Morano" com sede em Palermo. Posteriormente a província "Madonna della Lettera"(ME) foi suprimida ficando as duas "S. José" e "M.Morano“, que agora formam a única província na Sicília.

    Istituto Maria Ausiliatrice
    Via Caronda, 224
    95128 CATANIA CT
    Links » ISI Itáliá
  • ITV - ITÁLIA-Trivéneta, HUNGRIA
    ITV ITV
    A província “S. Maria D. Mazzarello”, Itália-Trivêneta, foi ereta canonicamente no dia 13 de setembro de 2003 da unificação das províncias: “Maria Rainha” de Conegliano e “Ss. Anjos da Guarda” de Pádua, na conclusão do processo de reestruturação de todas as províncias italianas.
    Com sede em Conegliano, a província “S. Maria D. Mazzarello”, tem 47 comunidades das quais 3 na Hungria, e 548 Irmãs. Suas obras principais são: jardim-de-infância integral; escola materna, elementar, média e superior; cursos de formação profissional; reforço escolar; obras paroquiais; oratórios e centros-juvenis; comunidade-albergue para menores em situação de risco; pensionatos universitários. A presença das FMA no Vêneto vem desde os inícios do Instituto; a primeira casa foi aberta em 1880, na diocese de Pádua.
    Em 1908 formou-se a primeira província Lombardo-Vêneto-Emiliana “Sagrada Família”.
    Depois. dado o aumento das vocações e das comunidades, foi constituída em 11 de novembro de 1923, a província Vêneto-Emiliana “Santos Anjos da Guarda” com sede em Conegliano Vêneto; em 1925, a sede provincial passou de Conegliano a Pádua.
    Em 1963 a província Vêneta tinha 62 casas e 673 FMA, abrangia um território muito vasto, de Verona a Trieste, ao Trentino, com casas na Iugoslávia e Irmãs clandestinas na Hungria.
    Por isso, no dia 10 de agosto de 1963 foi ereta a província Vêneta “Maria Rainha” com sede em Conegliano Vêneto.

    Istituto Maria Ausiliatrice
    Riviera S. Benedetto, 88
    35139 PADOVA PD
    Links » ITV Itáliá
  • PLA - POLÔNIA-Wroclaw
    PLA PLA
    A província “Auxiliadora”, da Polônia, foi ereta canonicamente no dia 16 de maio de 1946.
    As primeiras Irmãs chegaram à Polônia em 1922, a Rózanystok, como resposta ao pedido de Padre Pietro Tirone sdb.
    Madre Catarina Daghero enviou 6 Irmãs, tendo à frente madre Laura Meozzi, (serva de Deus) e com ela Ir. Maria Mazzoli e Ir. Francisca Barucco e três Irmãs polonesas, Ir. Anna Juzek que entrou no Instituto na França, Ir. Anna Walenga e Ir. Anna Cisowska que, tendo ido a Turim para visitar os irmãos salesianos, ficaram lá para se tornarem FMA. Naquela ocasião voltaram à Polônia para dar início à presença do Instituto naquela nação.
    No começo as Irmãs se ocuparam dos órfãos da primeira guerra mundial, cerca de 200 crianças.
    Depois foram feitas novas fundações: escolas primárias, secundárias, superiores, profissionais, pensionatos, jardins-de-infância, oratórios.
    As primeiras presenças na Polônia dependiam diretamente da Madre Geral. Em 1931, foi ereta a visitadoria polonesa “Auxiliadora” que em 1946 passou a ser província com 83 Irmãs e 10 casas.

    Siostry Salezjanki,
    ul. Sw. Jadwigi 11
    50-266 WROCLAW
    Links » PLA Polónia
  • PLJ - POLÔNIA-Lomianki
    PLJ PLJ
    A provincia polonesa “Nossa Senhora de Jasna Góra” foi ereta canonicamente no dia 5 de agosto de 1982, com 20 casas.
    O nascimento dessa provincia foi uma resposta à necessidade de facilitar a animação e a comunicação por causa do desenvolvimento e da extensão da unica provincia então existente.
    As grandes distãncias e o estado de guerra daquele tempo tornava muito difíceis as viagens da provincial e a coordenação da provincia; por isso optou-se pela divisão criando a provincia “Nossa Senhora de Jasna Góra” com sede em Varsóvia.
    As principais obras eram sobretudo a evangelização através da catequese, os grupos formativos e pastorais e as escolas maternas.

    Siostry Salezjanki
    Ul. Warszawska 152
    05-092 LOMIANKI
    Links » PLJ Polónia
  • POR - PORTUGAL
    POR POR
    A provincia “Nossa Senhora de Fatima”, de Portugal, foi ereta canonicamente no dia 3 de novembro de 1954.
    As Irmãs chegaram a Portugal em 1940, como resposta a um pedido do arcebispo de Évora, Dom Manuel Mendes da Conceição Santos (servo de Deus).
    As FMA começaram com a direção de uma obra educativa para jovens, meninas orfas e em situação de risco, e oferecendo também formação profissional e catequese às jovens do lugar. Entre 1947 e 1952 surgiram outras comunidades.
    Em 1952 o governo solicitou a presença do carisma salesiano em Moçambique, e as Irmãs aderiram, partindo junto com os salesianos para aquela outra nação.
    Até 1954 as presenças em Portugal dependiam da Espanha; No final desse ano foi fundada a provincia de Portugal com 9 casas na nação e 1 em Moçambique.

    Istituto Maria Auxiliadora
    Av. Sra do Monte da Saúde, 174
    Monte Estoril
    2765-452 ESTORIL
    Links » POR Portugal
  • RCG - ITÁLIA-Casa Generalizia
    SSE RCG

    A primeira sede central das Filhas de Maria Auxiliadora foi aquela de Mornese - Colégio, na província de Alessandria, onde Dom Bosco fundou o instituto em 1872, imprimindo-lhe a sua força de expansão.
    Em 1879 foi transferida para Nizza Monferrato, onde permaneceu por 50 anos.
    O ano da beatificação de Dom Bosco, 1929, marcou a hora da terceira etapa, aquela de Turim, junto à Basílica da Maria Auxiliadora, na área de Valdocco.
    Pelas exigências dos tempos perfila, no final dos anos 60, a transferência da sede geral para Roma. A transferência definitiva de todo o Conselho geral da sede de Turim para Roma deu-se no dia 11 de outubro de1969, festa da Maternidade de Maria Santíssima. Na mesma data foi constituída a comunidade religiosa, à qual foi confiada a tarefa da colaboração nos vários serviços, além de uma notável atividade apostólica no bairro que estava crescendo na região.
    A partir do dia 8 de Setembro de 1999, com o decreto de Madre Antônia Colombo, datado de 24 de junho de 1999, a Casa Geral passou à dependência direta da Madre Geral.

    Istituto Internazionale
    Maria Ausiliatrice

    Via dell'Ateneo Salesiano, 81
    00139 ROMA

  • RMA - ITÁLIA-Auxilium Roma
    RMARMA

    A realidade RMA é constituida por 5 comunidades Madre Angela Vespa (1977), Ir.Teresa Valsé Pantellini (1988), Madre Ersilia Canta (1990), Paulo VI (2009), Maria D. Mazzarello (2015) que dependem diretamente da Madre Geral, cada uma com estatutos próprios.  São sinalizadas pela proveniência internacional de Irmãs chamadas a um percurso de formação cultural ou para desenvolver um serviço para a missão da comunidade.
    No horizonte da vida do Instituto e da Igreja, através da formação cultural no âmbito das ciências da educação, as comunidades participam da missão do Instituto na fidelidade dinâmica ao carisma.
    As comunidades realizam a missão através:

    • da gestão, organização e animação da Obra própria, a Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação “Auxilium” ( estudo, pesquisa científica e docência universitária, serviços vários);
    • da experiência comunitária, sinalizada pelo carisma educativo e caracterizada pela internacionalidade, no caminho para a intercultura;
    • da colaboração às iniciativas do Instituto FMA e ao estudo/aprofundamento de temas relativos ao carisma,  particularmente  à  espiritualidade do Instituto;
    • do serviço à Igreja universal, à região e à Igreja local.
    Pontificia Facoltà di Scienze dell'Educazione "Auxilium"
    Via Cremolino, 141
    00166 ROMA
  • SBA - ESPANHA-Barcelona
    SBA SBA
    A província “Nossa Senhora do Pilar,” de Barcelona-Espanha foi ereta canonicamente no dia 7 de fevereiro de 1908.
    Foi em Barcelona que a presença das FMA na Espanha teve início. A chegada delas à nação foi um desejo direto de Dom Bosco, nella sua visita nel 1886, manifestado aos salesianos, já presentes em Barcelona. O Santo, passeando nos arredores da casa salesiana, anunciou que as FMA iriam chegar à Espanha, superando diversas dificuldades.
    Dada a insistencia de Dom Bosco, as 4 primeiras Irmãs chegaram a Barcelona em outubro daquele mesmo ano.
    Até 27 de julho de 1942, existia uma só provincia; depois, por causa da grande expansão das obras e do aumento de vocações, ela se dividiu em três: uma com sede em Barcelona, outra com sede em Sevilha e a terceira com sede em Madri.
    As obras da provincia tiveram início em zonas muito populares com salas de trabalhos manuais para meninas e jovens das classe populares, com o oratorio festivo, a escola; algumas presenças ofereciam também a possibilidade do internato, para responder melhor às necessidades das jovens.

    Casa Provincial Ntra. Sra. de Montserrat
    Paseo de san Juan Bosco, 24
    08017 BARCELONA
    Links » SBA Espanha
  • SLC - ESLOVÊNIA - CROÁCIA
    SLC SLC
    A provincia “Santa Maria de Brezje”, da Eslovênia–Croácia, foi ereta canonicamente no dia 24 de agosto de 1993.
    As FMA já estavam presentes naquela nação há 50 anos, quando em 1936 voltaram da Italia as 4 primeiras Irmãs eslovenas e fundaram a primeira comunidade FMA em Ljubljana, Eslovênia (que então fazia parte da Iugoslávia).
    Inícios muito pobres, com muito entusiasmo apostolico que logo deu vida ao oratorio, escola materna, internato para estudantes.
    Em 1940 foi aberta a primeira casa em terra croata (Split) com prestação de serviços domésticos no instituto salesiano.

    Rakovniška 21
    1000 LJUBLJANA
    (Slovenia)
    Links » SLC Eslovénia - Croátia
  • SLE - ESPANHA-León
    SLE SLE
    A província “Virgem do Caminho” de León, Espanha, teve início no dia 05 de agosto de 1993.
    Naquele ano, por causa da expansão com o aumento das casas e do número de Irmãs e sentindo a necessidade de facilitar a animação, a província “Santa Teresa”, com sede em Madri, se dividiu dando origem à nova província “Virgem do Caminho” com sede em León.
    A província começou com 188 Irmãs, em 16 comunidades, com diversas obras: colégios, casa de espiritualidade, casa para Irmãs idosas e doentes, residência para estudantes, obras paroquiais e de promoção social.

    Casa Provincial Virgen del Camino
    C/ San Juan Bosco, 20
    24009 LEÓN
    Links » SLE Espanha
  • SLK - ESLOVÁQUIA
    SLK SLK
    A provincia “S. João Bosco”, da Eslováquia, foi ereta canonicamente no dia 13 de maio de 2000.
    As primeiras FMA eslovacas, formadas na Italia, voltaram à pátria em 1940, com o desejo de trabalhar pelas jovens e ajudá-las a crescer em nível humano e cristão.
    Em 1950, as três casas que já existiam, foram suprimidas pelo regime comunista, e as FMA presas e levadas aos campos de trabalhos forçados, até 1968. Soltas, viveram em clandestinidade até a mudança de regime politico de 1989.
    As primeiras atividades das Irmãs, além dos serviços domésticos nas casas dos salesianos, foram o oratorio festivo e cotidiano para meninas, a instrução catequística na escola elementar pública. Abriram também o internato para as jovens e, para as novas vocações, o postulado e o noviciado.
    No ano de 1991, o número de Irmãs permitiu erigir as casas em Visitadoria e, após 9 anos de consolidação, em Provincia.

    Inštitút Dcér Márie Pomocnice
    Kremnická 17
    851 01 BRATISLAVA
    (Slovacchia)
    Links » SLK Eslováquia
  • SMA - ESPANHA-Madrid
    SMA SMA
    A província “Santa Teresa”, de Madri-Espanha, foi ereta canonicamente no dia 27 de julho de 1942.
    A chegada das Irmãs a Madri deveu-se à solicitação da condessa de Floridablanza, para obras de caráter popular no bairro Belas Vistas. O Núncio apostólico Dom Federico Ragonesi a apoiou e lhe deu sua ajuda direta.
    No dia 4 de novembro de 1920 chegaram as primeiras FMA provenientes de Sevilha

    Casa Provincial María Auxiliadora
    C/ Villaamil, 18
    28039 MADRID
    Links » SMA Espanha
  • SSE - ESPANHA-Sevilha
    SSE SSE
    A província “Auxiliadora” de Sevilha, foi ereta canonicamente no dia 27 de julho de 1942.
    Até esse ano existia uma só província espanhola, mas as casas tinham aumentado muito, e se sentiu a necessidade de dividir a única província em três: uma ao norte “Nuestra Señora del Pilar”; uma outra ao Centro, “Santa Teresa de Jesus”, e uma ao sul “Maria Auxiliadora" com sede em Sevilha. A primeira provincial foi Ir. Maria Valle.
    Inicialmente a província tinha 12 casas com diversos tipos de obras: escolas elementares, oratório festivo, internatos, catequese paroquial, sala de trabalhos manuais, promoção de adultos, centros juvenis, associação de Cooperadores salesianos e de Ex-alunas.
    A primeira casa aberta naquela zona da Espanha foi em Valverde del Camino, na província de Huelva, onde o arciprete padre José Manuel Vizcaino e a benfeitora Manuela Macias esperavam as FMA desde 1889.
    As cinco Irmãs destinada a dar início a essa obra chegaram no dia 11 de dezembro de 1893 e foram recebidas festivamente pela população.
    Logo abriram a escola, um pequeno internato, uma sala de trabalhos manuais e o oratório festivo.

    Casa Inspectorial
    Espinosa y Cárcel, 26
    Nervión
    41005 SEVILLA
    Links » SSE Espanha

OK Su questo sito NON utilizziamo cookie di profilazione, ma solo cookie tecnici e/o per il monitoraggio degli accessi. Se vuoi saperne di più clicca qui. Cliccando sul pulsante OK presti il consenso all'uso di tutti i cookie.