Um mês de novembro marcado pela economia

Um mês de novembro marcado pela economia
Roma (Itália). A Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora foi, por um mês, o coração ‘econômico’ do Instituto, hospedando o Curso de formação para 33 neoecônomas inspetoriais, de 30 de outubro a 17 de novembro e o Encontro mundial das Ecônomas inspetoriais com a presença de 81 Irmãs, das quais duas convidadas, de 18 a 25 de novembro. Apenas duas inspetorias não puderam estar presentes.
O Curso de formação, animado pela Ecônoma Geral e sua equipe, com a participação de alguns peritos em campo financeiro, comercial e do Desenvolvimento, ofereceu às participantes um leque completo das áreas de sua competência, com formações específicas que poderão orientar o compromisso destas Irmãs no serviço da Inspetoria. O clima de grande empenho criado pelas participantes caracterizou-se por uma grande unidade de objetivos e de trabalho, que levou a uma troca muito frutuosa e rica de conteúdos. O espírito de família e de alegria acompanhou este grupo e aliviou o peso do empenho, mesmo na intensidade da reflexão inspirada na centralidade da pessoa, sempre respeitando as dinâmicas econômicas.
O encontro mundial ocupou oito dias cheios de fecundo trabalho. O objetivo era o confronto sobre as Orientações que o Instituto, conforme as indicações da Igreja, quer oferecer a todas as inspetorias e especialmente aos economatos, para uma gestão dos bens inspirada no carisma a serviço da vida e da missão em cada realidade.
As observações dos 10 grupos de trabalho sobre o esboço das Orientações serão incluídas na redação definitiva do texto que, aprovado pela Madre Geral e seu Conselho, fará parte do direito próprio do Instituto.
Foi muito valorizada a apresentação da plataforma para uma gestão informatizada e sintética de dados econômicos e financeiros, que permitirá uma colaboração atualizada e compartilhada entre Comunidades, obras, Inspetorias e centro do Instituto, mesmo respeitando as normais autonomias e níveis de responsabilidade. A plataforma, ainda a ser estruturada em seus detalhes, será aplicada progressivamente às nossas realidades. Outras intervenções de peritos e, especialmente, o acompanhamento diário, atento e participativo da Madre ofereceram segurança e tranquilidade a todas nos processos.
A alta qualidade de participação das ecônomas, um clima de busca profunda e apaixonante, o coração sempre voltado à missão entre os jovens, especialmente os mais pobres, a atenção à presença do Espírito Santo, a guia da Madre, permitiram, a todas, a realização de uma verdadeira experiência de pertença ao Instituto, em sua unidade real, mas também na riqueza da internacionalidade. A recepção cuidada, generosa e fraterna das Comunidades da Casa Geral e do Sagrado Coração alimentaram o clima de família.
A experiência alegre de umas trinta Irmãs que concluem este encontro com a peregrinação a Mornese e aos lugares das origens, é uma bela expressão do nosso viver como ecônomas no coração da espiritualidade salesiana.
Voltamos todas mais fortes e felizes, decididas a crescer na comunhão e na solidariedade, para o bem e a difusão do Reino.
href="https://www.flickr.com/photos/137890103@N08/albums/72157673330867063" target="_blank">
FLICKR PHOTOS