Família em festa

Família em festa
Roma (Itália). «Natal! Mistério de grande alegria, porque o Salvador da humanidade nasceu». Na tarde do domingo 18 de dezembro de 2016, na Casa Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, em Roma, as comunidades dependentes da Madre (RMA) e as noviças dos dois Noviciados internacionais, se encontraram para a troca de votos natalícios para a Madre e para as Irmãs do Conselho Geral.
Um encontro que se renova cada ano, mas que é sempre novo, porque renovado é o gosto com que se vive a expectativa, as esperanças que são guardadas no coração, o dom que Jesus traz para cada uma, que é Ele mesmo.
Um desejo de Alegria! Foi o fio condutor da harmonia de vozes, música e palavras, através das quais as noviças lembraram o mistério de Deus que, em Jesus, se fez carne entre nós. Nas notas da Ave Maria de Caccini-Vavilov contemplaram a alegria trepidante de Maria depois do anúncio do anjo; na doce melodia de Sto. Afonso Maria de Liguori acompanharam a alegria de quantos visitaram o Menino Jesus; por fim, com o hino à alegria, de Beethoven, cantado nas diversas línguas, expressaram a própria exultação pela vinda do Senhor.
Um augúrio de Alegria, expresso pelas comunidades RMA. Com música e jogos de luz, narração e gestos, percorreram o mistério do nascimento de Jesus, o sim de Maria ao anúncio do Anjo, a alegria da festa dos pastores no presépio e a admiração e adoração dos Magos, a fuga da sagrada família para o Egito, a promessa realizada por Simeão e Ana, no Templo, a família de Nazaré, lugar do acolhimento da vida, da educação aos valores, escola de oração e de fé, morada dos pobres da terra e dos humildes de coração. Encerraram com os votos de serem “comunidades casa de Nazaré, onde o Deus Menino nos espera para tornar-nos mais irmãs, mais discípulas missionárias, mais Filhas de Maria Auxiliadora”.
A Madre e as irmãs do Conselho receberam um dom-símbolo da família humana, chamada a reproduzir os lineamentos da casa de Nazaré.
Madre Yvonne então tomou a palavra: «O que quer dizer que Jesus vem? Pensemos na Síria, no Congo, e em tantas outras partes de onde vimos, nas quais as pessoas anelam a Paz. Isto nos faz viver o Natal na realidade. O fato de que Jesus vem, muda alguma coisa. Quando Ele está, há uma estrela que dá sentido. Se Ele não estiver, tudo é escuro, não há horizonte. A vinda de Jesus muda o Mundo. A nossa fé é profunda porque Ele nos sustenta. Peçamos a Jesus que ponha Paz em nossos corações. Quando a paz está em nós, cresce no Mundo. Sejamos mulheres de Paz. Deus conta conosco para ser um sinal de Paz. Aqui somos privilegiadas, porque podemos testemunhar que somos família».
A Madre ofereceu a todas a Mensagem do Papa Francisco para a 50ª Jornada Mundial da Paz, sobre o tema “A não violência: estilo de uma política para a paz”, e disse: «Este Natal se faz oração, acolhimento do dom da paz e compromisso de fazer crescer este dom em nós e entre nós, para que possa irradiar sobre todo o Instituto e sobre o Mundo. Jesus ajude cada uma a ver qual germe de paz traz no próprio coração e fazê-lo desenvolver-se, mas também o que é preciso arrancar, para que a paz possa crescer. Desejo que com a graça de Deus cada uma possa fazer o caminho para que seu coração seja habitado pela paz e que todas juntas façamos crescer a cultura da paz. Que seja um Natal de alegria, de paz e de bênçãos... enquanto esperamos um novo ano de paz!»
Foto:
https://www.flickr.com/