É Natal!

Roma (Itália). “Anuncio a vocês uma grande alegria!” (Lc 2,10). É a Mensagem de Votos de Natal da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, Ir. Yvonne Reungoat.

Eis o anúncio do Anjo aos pastores: a nossa vida é resgatada pela certeza da vinda do Salvador. O Natal nos traz cada ano a renovação da consciência de que a salvação não é um evento acabado uma vez por todas, mas que se renova e se atualiza de geração em geração, para cada pessoa que vem ao mundo, quer o saiba quer não.

Deus se fez homem para compartilhar nossa existência em tudo. Isto nos dá alegria, paz, segurança, esperança; permite que olhemos com otimismo nossa vida e a vida do mundo para o qual somos mandadas.

Um anúncio de esperança

Nós sabemos que a história do mundo já está redimida, que Jesus já recapitulou em si todas as lágrimas, os gritos de desespero, que sobem dos homens e das mulheres desta terra, em cada época da história e os transformou em cantos de ressurreição.

Quero convidá-los/as a olhar os sinais do Reino que vem: não faltam, mesmo que não façam rumor, que não ocupem as primeiras páginas dos jornais e das redes sociais. Existem e são mais numerosos que os sinais de morte. Podem ser sinais pequenos, imersos no cotidiano da vida: não sem razão o Papa Francisco fala de “santidade da porta do lado” e relaciona comportamentos que podem, até mesmo, parecer-nos descontados.

Mas há também sinais mais evidentes, às vezes não diretamente religiosos ou evangélicos.

É um sinal a sensibilidade pela ecologia integral que vai se estendendo; é um sinal a capacidade de acolhimento e de integração que surge em comunidades humanas, em famílias, em indivíduos. É um sinal um estilo de relacionamentos sorridentes, capazes de escuta, que redescobre os valores fundamentais da convivência humana.

Juntos como homens e mulheres religiosos

É um sinal crescente a atenção para com as relações e a colaboração entre as religiões. 2019 foi marcado positivamente por assinar o Documento sobre a Fraternidade humana para a paz mundial e a convivência comum.

Em uma sociedade que desconfia dos seguidores do Islã, tornou-se uma força de diálogo, permitiu-nos descobrir claramente como as crenças podem convergir no respeito à pessoa humana, na vontade de servir, no repúdio à violência e à guerra, em aceitação mútua.

É uma resposta ao convite de São João XXIII de buscar o que nos une, o que nos faz descobrir-nos como Filhos de um mesmo Pai, porque os costumes, as culturas, as escolhas práticas são influenciadas pela diversidade dos tempos, dos lugares, das condições de vida (cf. Saudação do Santo Padre João XXIII aos fieis participantes da procissão de velas, por ocasião da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, Roma, 11 de outubro de 1962)

"Anuncio a vocês uma grande alegria”.

Sim, é possível exultar e entoar o Glória” em nosso tempo também, porque a vinda de Jesus é real, mesmo que seja escondida como em Belém. Quando os Anjos o anunciaram aos pastores deram um sinal muito simples: “um Menino envolto em faixas e depositado em uma manjedoura”.

Para acolher é preciso ter um coração pobre e simples como aquele dos pastores; capaz de ler os “sinais”, através dos eventos naturais como aqueles dos Magos; humilde na adoração e obediente como aquele de José e de Maria.

O Natal nos enche de alegria e por isto somos capazes de reconhecer o Menino nas pessoas ao nosso redor, nas sementes do Reino esparsas pelo mundo, nas culturas às quais pertencemos, também quando precisam ser evangelizadas ou reevangelizadas, no caminho de nossas comunidades e do Instituto, na alegria de acolher e acompanhar novas vocações e de sermos irmãs solícitas para com quem deu tudo...

“Anuncio a vocês uma grande alegria”

A alegria de saber que a história já está redimida, que o mundo já é “lugar” da presença de Cristo, que em muitos de nossos irmãos e irmãs existe uma nostalgia de bem que abre o caminho para a graça, que em cada criança que vem ao mundo há um pouco do presente de Natal.

“Anuncio a vocês uma grande alegria”

A misericórdia se fez carne, o pecado está cancelado, as inimizades se evaporam e a reconciliação é a condição normal das relações entre os povos.

"Anuncio a vocês uma grande alegria":

A história do nosso Instituto faz parte de uma corrente de bem que atravessa os milênios de vida da humanidade. A grande alegria que os Anjos nos anunciam é a alegria que já estamos celebrando:

“Agradecemos ao Senhor que nos concede tantas graças!”

Convido vocês a fazerem memória de Madre Mazzarello: como nos inícios o Senhor nos concedeu “grandes graças”, assim toda a trama desses 150 anos é tecida de “Graça”.

Somos convidados a continuar esta ladainha de alegria. Cada um de nós é chamado a anunciá-la a quantos encontrar, cada dia, não só no Natal.

Desejo a todos que estejam plenos desta alegria, que nenhum cansaço, nenhuma desilusão, nenhuma dor possa ofuscar esta alegria!

O Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora seja um grande anúncio de alegria em todo o mundo!

Para as famílias de vocês, para os colaboradores leigos e as colaboradoras leigas, para os jovens e as jovens o augúrio de experimentá-la e anunciá-la por sua vez, para que o Natal de 2019 assinale uma etapa luminosa de suas vidas.

O anúncio da alegria chegue a quantos não conhecem Cristo ou não creem em Sua divindade e transfigure a existência deles!

O anúncio da alegria do Natal ressoe com notas de agradecimento para o Reitor Mor, Pe.Ángel Fernández Artime, para os irmãos Salesianos e para todos os sacerdotes que nos oferecem seu ministério, para os Bispos das Dioceses...

O anúncio da alegria chegue a todas as Comunidades Educativas no Mundo.

Feliz Natal e Santo 2020!

Roma, 24 de dezembro de 2019            Superiora Geral Ir. Yvonne Reungoat, FMA

Escrever comentário
18 comentários
25/12/2020 23:24:27 - Sor Ana Inés

Muy querida Madre Yvonne. Feliz y Santa Navidad. Muchas gracias por el bello mensaje que nos ha enviado en esta Navidad. El Niño Jesús la bendiga en su misión.

25/12/2020 23:23:45 - Sor Ana Inés

Muy querida Madre Yvonne. Feliz y Santa Navidad. Muchas gracias por el bello mensaje que nos ha enviado en esta Navidad. El Niño Jesús la bendiga en su misión.

25/12/2020 23:23:21 - Sor Ana Inés

Muy querida Madre Yvonne. Feliz y Santa Navidad. Muchas gracias por el bello mensaje que nos ha enviado en esta Navidad. El Niño Jesús la bendiga en su misión.

31/12/2019 10:33:01 - sr. Rozália Mrenová

Carissima Madre! Grazie per il Suo augurio! Il Suo invito alla gioia é molto importante, perché tante volte la gioia interiore é offuscata dai problemi quotidiani che ci opprimono e tolgono la gioia. Il Signore ci aiuti a riconqustarla sempre! Auguri dell´Anno Nuovo ! Geú ci aiuti a vivere nella gioia e nella riconoscenza ogni giorno! Con affetto suor Rozália Mrenová della Slovacchia

27/12/2019 18:33:06 - sor Elizabeth

FELIZ NAVIDAD!!! Que el Anuncio de los Ángeles a los Pastores se renueve cada día en su corazón y en nuestras Comunidades; que seamos para quienes encontremos un ANUNCIO DE GRAN ALEGRÍA! Felicitaciones querida Madre; Dios bendiga su caminar, la estrella de Belén sea su luz, María la sostenga en cada momento...Auguri!

27/12/2019 10:00:48 - Sr Hery

Joyeux Noel Mère Yvonne. Merci beaucoup pour votre message et votre souhait. Nous serons des annonciatrices de joie là où nous sommes et en tout ce que nous ferons.

26/12/2019 23:47:09 - Ir. Maria José Andrade de Souza

Obrigada querida madre Yvonne pelos seus anúncios de alegria nesta belíssima festa do Menino-Deus que vem ao nosso encontro. Suas palavras são sempre motivadoras, de ânimo e de proximidade também com aqueles que estão ao nosso redor. Assim, cultiva sempre mais o nosso espírito de família. Que a senhora receba deste Menino Luz as bênçãos que mais precisa. Daqui desta rica missão, vou continuar rezando pela senhora. Grande abraço!

26/12/2019 22:12:56 - Inspectoría "Sagrado Corazón"- ECU

Querida Madre Yvonne, le hacemos llegar a usted y a cada una de las Hermanas del Consejo General nuestro augurio de Felicidad, paz y todo bien. Le agradecemos su mensaje de Navidad: "¡Les anuncio una gran alegría!" que lo hemos acogido con el corazón henchido de gozo y gratitud a nuestro Buen Dios que se hizo hombre para compartir nuestra existencia y regalarnos la salvación. Estamos convencidas de que es un misterio que se renueva y se actualiza en nuestra vida y nos hace testigos de esperanza, capaces de descubrir, con la sencillez de los pastores y el gozo de los ángeles, en los gestos pequeños de la vida cotidiana, los signos del reino, lo que nos une, lo que nos nos llena de alegría!. Sí, querida Madre Feliz Navidad y un Nuevo Año 2020 bendecido, lleno de buenas noticias. ¡Gracias por su entrega alegre y generosa al Instituto!

25/12/2019 22:35:35 - Sor Luz Consuelo Estrella

Gracias, Madre Yvonne, Feliz Navidad para Ud. Hnas. del Consejo General y hnas. todas. Lindo mensaje que nos ha regalado en esta Navidad: "Os anuncio una gran alegría", Alegria porque el hijo de Dios viene a nosotros y se hace uno, una persona, que viene como la ternura del Padre Dios, a regalarnos su amor, un amor salvifico. Alegria por toda la bondad y amor que el Seño pone en nuestras posibilidades, para ir alargnado el plan de salvación para todas las personas que aún no conocen al Señor. Bondad a toda prueba para vencer todo temor, toda injusticia, todo mal que impide que vivamos en el amor y alegría de tener a Jesús.

25/12/2019 21:15:16 - Carla Besenzoni - Metanopoli

Reverendissima e Amatissima Madre Yvonne, anche se rischio di ripetermi, devo dirLe che per me è sempre motivo di gioia ascoltare il Suo messaggio natalizio e porgerLe gli auguri. Grazie perché ci ha ricordato il significato profondo del Natale, invitandoci a leggerne i segni nella vita di ogni giorno con la speranza e l'ottimismo che da sempre sono "il Suo distintivo di Madre Generale". Grazie, Madre, perché la Sua testimonianza ci aiuta ad #esseresantilìdovesiamo fra i giovani che ci sono stati affidati. Ne approfitto per estendere fervidi auguri di Buon Natale e Felice Anno Nuovo al Suo Consiglio. Con la SPERANZA di poterLa incontrare presto qui, nella nostra bellissima Scuola Maria Ausiliatrice di San Donato Milanese, che da più di sessant'anni attualizza il carisma di Don Bosco e Maria Domenica Mazzarello, La stringo in un fortissimo abbraccio.

25/12/2019 16:31:58 - Comunidade Irmã Maria Romero - Araras SP - Brasil

Querida Madre Yvonne e Irmãs do Conselho! Obrigada pela linda mensagem do Natal e pelo incentivo para sermos ladainha de alegria em nossa vida cotidiana. Que bonito ver as Conselheiras montar o presépio. Que o Natal não seja apenas um dia, mas todos os dias da nossa vida. Um abençoado 2020. Ir. Cecilia Tredezini, Ir. Iracema Schoeps, Ir. Metka Kastelic e Ir. Zilá Maria de Godoi.

25/12/2019 15:49:29 - comunità di Firenze

La comunità dell'Istituto m. Mazzarello apprezza, ringrazia esi impegna a vivere. GRAZIE!

25/12/2019 14:46:29 - Penello Giovanna

Carissima Madre grazie del bellissimo e significativo messaggio Natalizio che ci riempie il cuore di gioia. Buon Natale e un Anno pieno di speranza da tutte noi sorelle di Cambogia e Myanmar

25/12/2019 11:35:28 - bernnardina bertarelli

https://youtu.be/HSyis5pZwtk

25/12/2019 00:59:12 - Comunidad María Auxiliadora- Quito

Querida Madre Feliz Navidad!! Especiales bendiciones para su vida, salud y servicio generoso que diariamente nos regala. Gracias por los variados y ricos "anuncios" que nos entrega en su mensaje 2019; que nos ayudan a leer en positivo la vida que circula en la Iglesia, en el Instituto y en el mundo. Bendecimos y agradecemos a Dios porque le podemos recibir en esta navidad como "Él Dios con nosotros" , actuando siempre con su gran y si misericordia. Madre la queremos muchísimos y nos comprometemos a traducir su mensaje en vida y nuevo anuncio.

24/12/2019 15:04:58 - Sr Giuseppina Bonaccorsi

Auguri Madre e lei e al suo consiglio. Gesù le conceda quanto il suo cuore desidera e soprattutto di sapere che tutti noi abbiamo intrapreso il cammino verso la santità e la gioiosa fedeltà! Grazie per il dono della sua presenza!!!

24/12/2019 09:47:44 - Suor Alba

"I segni"...ci precedono, si affiancano al nostro andare, ci seguono, molti tanti, incalcolabili, diversi a volte incomprensibili, ma accolti come nuova manifestazione di un Dio che non ci abbandona, che ci ama e ci associa alla Sua vita perché ci vuole ausiliatrici nella nostra comunità, tra i giovani e nel mondo. Felice Natale a Lei, Madre Yvonne!

24/12/2019 02:55:29 - Sr. Monaliza BSP

Querida Madre Yvonne Reungoat, Feliz Natal! Que mensagem tão linda! Que o menino Jesus possa nascer em nossos corações, e iluminadas pelo seu amor, sermos sinal de esperança na vida de tantas crianças e jovens! Boas Festas! Do Brasil, nosso abraço carinhoso! Auguri!!!!!


OK Su questo sito NON utilizziamo cookie di profilazione, ma solo cookie tecnici e/o per il monitoraggio degli accessi. Se vuoi saperne di più clicca qui. Cliccando sul pulsante OK presti il consenso all'uso di tutti i cookie.