Últimas notícias do Chile

Últimas notícias do Chile
No dia de ontem, 27 de fevereiro, muitas foram as tentativas de contato com as irmãs da Inspetoria chilena S. Gabriel Arcanjo (CIL), que a essas horas estão próximas à população atingida pelo terremoto.
Ir. Aurelia Rossi, atual inspetora, nos escreve: “Neste momento não me encontro em Santiago e não consigo retornar porque muitas auto-estradas foram danificadas ou destruidas em alguns pontos. As notícias que escutamos são preocupantes visto que a região que foi atingida é muito ampla e a terra continua ainda a mover-se e será assim por vários dias com diversos abalos de ajuste.
Depois de 50 anos, de 1961, este é o maior terremoto a atingir a nossa nação, com uma magnitude de 8,8 graus da escala Richter. São tantas as casas, estradas, hospitais etc destruidos e as pessoas sem teto continuam a almentar. Todas as irmãs estão bem, embora assustadas. Dos parentes por enquanto não temos notícias de morte mas alguns deles tiveram a casa destruida. Oito das nossas casas sofreram vários danos e terão necessidade de reformas importantes.
O Chile é uma nação sísmica que tem uma longa história de terremotos muito fortes. O terremoto desses dias atingiu de maneira catastrófica uma das suas regiões, porém agora estão avaliando os danos.
Todas agradecemos ao Senhor e Maria Auxiliadora pela sua proteção.
Ainda não saabemos como nos faremos presentes nas zonas mais devastadas mas procuraremos chegar com a nossa solidariedade”.
Também uma Irmã que vive em Valparaiso, Ir. Susana Diaz Vidal nos escreve: “Não pudemos enviar infomaçoes de imediato, porque o terremoto interrompeu as linhas telefônicas e internet. O terremoto atingiu uma vasta região, da região de Valparaiso à região de Araucanía, onde estão situadas as nossas comunidades de Talca, Linares, Molina, Santa Cruz, Santiago, Valparaíso e Los Andes. Graças a Deus todas as nossas irmãs estão bem e também se assustaram com a força do terremoto. Algumas informações sobre o colégio de Valparaíso se pode encontrar em nossa site web: http://mavalparaiso.fmachile.org/joomla ”.
Na tarde de ontem também don Natale Vitali, sdb, conselheiro geral pela região da América Latina, escreveu à Madre e às Conselheiras gerais: “Estou no Chile. Hoje eu deveria tomar o avião para ir a Quito para os exercícios espirituais de todos os inspetores da América com o Reitor Maior.
Às 04:40 da manhã chegou o terremoto. Em Santiago 7,5 graus Richter. Em Concepción 8,8 Richter. O terremoto foi sentido em todos os países, menos na Terra do Fogo. Durou dois longuíssimos minutos. Graças a Deus, entre os salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora não temos nenhum morto. Concepción onde o arcebispo é o salesiano Mons. Ricardo Ezzati Andrello, é a cidade mais atingida. A Igreja centenária da nossa obra de Talca caiu e a Igreja Maria Auxiliadora de Talca sobreu muitos danos. Todas as obras tiveram danos menores. Os nossos colégios não poderão começar as aulas no dia 03 de março, como era previsto. O aeroporto de Santiago está fechado por três dias. Uma oração por todos os mortos deste país”.