O “Projeto Mornese” numa edição inédita

O “Projeto Mornese” numa edição inédita
Há anos tínhamos o desejo de estender o Projeto Mornese não só às fma, mas também aos Leigos e Leigas que conosco dividem o Carisma. Finalmente o desejo torna-se realidade!
Iniciou-se nestes dias em Roma um encontro deveras inédito e especial para 16 leigas e leigos e 16 FMA de onze Inspetorias de língua espanhola. Dia 7 de abril de 2010 o grupo encontrou a Madre para uma breve apresentação e uma troca de reflexões. Foi uma introdução sinal de espanto e de gratidão.
Espanto da parte dos leigos e leigas por terem sido escolhidos pela Inspetoria para participar ao Projeto Mornese, gratidão por este “privilégio” e grande sentido de responsabilidade para não trair a confiança recebida.
Espanto da parte das fma, da Madre e de todas nós ao constatar a alegria dos leigos e das leigas e a sua real satisfação de encontrar-se diante de uma oportunidade única para aprofundar o carisma na fonte, nos lugares das origens. Quase todos expressaram à Madre o próprio empenho de valorizar este dom para irradiar a espiritualidade salesiana no seu ambiente de trabalho, na família e entre as crianças e os jovens a eles confiados. Sentem a responsabilidade da orientação vocacional aos jovens e a própria vocação leiga pode ser uma proposta evangélica para tantos alunos e alunas.
Todas estas pessoas ocupam lugares de responsabilidade nas nossas obras educativas. Eis algumas de suas ocupações: professores, diretores de Escolas ( uma Senhora é Diretora “salesiana” de uma escola onde não estão mais presentes as fma!), representantes legais de uma escola, diretor pedagógico, médico escolar, advogado, colaborador no âmbito administrativo em nível inspetorial, diretora titular da escola, coordenadora de pastoral, diretora do centro de promoção da mulher, animadora do movimento de lideres dos estudantes do Movimento juvenil salesiano.
A Madre alegrou-se com eles pela seriedade com a qual querem caminhar sobre as pegadas de Dom Bosco e de Maria Domingas Mazzarello e os encorajou a dar um vulto sempre mais vivo ao carisma no ambiente onde trabalham, a colorir o esboço iniciado por Dom Bosco e a crer que hoje o carisma pode dar outras respostas às novas formas da pobreza dos jovens e das famílias em todas as culturas.
No encontro experimentou-se algo de grandioso: embora sem se conhecer antes, existia entre nós uma profunda sintonia que a todos nos unia no mesmo carisma educativo. Um parentesco estreito nos familiarizava e era como se todos fossemos conhecidos desde sempre , tanto o diálogo era vivo e aberto. Se já é tão belo o início do Projeto, que será depois de ter vivido a experiência do encontro com Dom Bosco, com Madre Mazzarello, com Maria Auxiliadora?..
Contar-nos-ão ao retorno!