Notícias de Madagascar

Notícias de Madagascar
Betafo (Madasgacar). As Comunidades da Inspetoria malgaxe Maria Sorgente di vita (MDG), desde 8 de abril passado está em festa pela visita que Madre Yvonne Reungoat está fazendo à inteira Inspetoria que se prepara para viver a festa da Gratidão no próximo dia 26 de abril.
Betafo será a última comunidade a ser visitada antes que passe a Ambolonkandrina, onde estará com as Inspetoras da Conferencia Interinspetorial da África (CIAM) para os Exercícios Espirituais que terminarão dia 25 de abril.
Em dez dias, Madre Yvonne, pode experimentar a enorme acolhida das FMA e dos jovens malgaxes que através de sua tradicional alegria lhe saudaram.
A primeira comunidade que a acolheu foi a de Ivato, depois foi a Antananarivo, Manazary e Mahajanga.
Em todas elas festa, encontros, diálogo, oração.
Em Antananarivo, durante o encontro comunitário, a Madre falou da função da comunidade da Casa inspetorial fazendo sentir a todas o ambiente de família e de pertença que cresce em relação à capacidade da acolhida recebida nesta casa. Madre Yvonne em seguida insistiu na importância da presença das FMA entre os jovens e do tempo dedicado a eles para o conhecimento pessoal de cada um: “ Somos enviadas- disse a Madre – para sermos testemunhas do amor de Deus para cada criatura.”. Aos numerosos jovens, vivos e festivos, a Madre recordou as características dos jovens que frequentam os ambientes salesianos, trazendo o exemplo de Domingos Sávio e Laura Vicuña.
Em Manazary, dia 11 de abril, a acolhida da Madre teve várias etapas, durante o percurso desde a comunidade dos irmãos Salesianos até a comunidade das FMA. Tantíssimos alunos da escola e jovens do oratório formaram duas longas filas.
A celebração Eucarística foi presidida pelo Bispo Mons.Raymond e animada por danças e cantos típicos. No fim da missa, houve a acolhida oficial pelo presidente da comissão da Igreja e do Prefeito. Ambos sublinharam o clima de colaboração existente entre as irmãs e toda a Vila em diversos níveis, agradeceram a Madre por tudo o que suas filhas fazem lá e evidenciaram a obra que ultimamente realizam e é muito importante: fazer chegar a água nos diversos quarteirões e também na escola média estatal. A Madre, tomando a palavra, exprimiu sua grande alegria por este encontro. Agradeceu pela acolhida sublinhando a importância do ser e do fazer juntos: “A educação – disse - é possível sómente quando existe uma comunidade.” Depois, agradeceu pelos gestos de solidariedade ao Haiti.
Tiveram também aqui encontros festivos com os jovens e com a comunidade educativa a quem a Madre disse: “ Que todos tomem consciência de ser responsáveis pelas diversas vocações que devem nascer neste belíssimo lugar.”
Em Mahajanga, a Madre chegou dia 12 de abril, e encontrou a comunidade e particularmente as várias Irmãs. No dia seguinte participou da solene celebração eucarística com o Bispo Mons.Victor Solo.
Também aqui, houve encontros com os jovens e com os membros da comunidade educativa, fatos todos de acolhida e alegria.
Dia 14 de volta a Ivato teve a possibilidade de se encontrar com o Conselho Inspetorial.
No dia 15 ainda , a Madre pode visitar a comunidade de Fianarantsoa, acolhida num clima de muita alegria pelas Irmãs, pela comunidade educativa, pela Família salesiana junto com o Arcebispo, o Vigário geral, o Administrador diocesano e alguns parentes das Irmãs.
Logo depois Madre Yvonne, junto com todos os alunos da escola primária e do CFP, participou da celebração eucarística presidida pelo Arcebispo Mons.Fulgence Rabemahafaly, junto com muitos sacerdotes da Diocese e a todos os Salesianos. O Arcebispo várias vezes agradeceu a Madre pela sua visita e pela obra educativa da comunidade e augurou que o carisma educativo salesiano
levado adiante pelas FMA permaneça sempre em Fianarantsoa.
Após a Missa seguiu-se a festa na qual foram alternadas danças e cantos executados pelos alunos da escola elementar e pelos jovens do CFP. A Madre, depois do discurso feito por uma jovem do centro, deu a sua mensagem: exprimiu a importância da educação, da colaboração e da alegria. Dirigindo-se aos jovens pediu-lhes que fizessem tudo , a cada momento e situação com alegria.
A última comunidade a ser visitada foi a de Betafo.