Das nossas Irmãs em Jerusalém e em Bahia Blanca
Das nossas Irmãs em Jerusalém e em Bahia Blanca
Escrevem-nos, entusiasmados, os grupos de Irmãs que estão vivendo duas experiências muito fortes: o
Projeto Jerusalém que tem por finalidade descobrir a centralidade da Palavra de Deus no carisma salesiano, e o
Projeto de Espiritualidade Missionária , que acontece na terra onde chegaram as primeiras missionárias enviadas por Dom Bosco e Madre Mazzarello.
As Irmãs do Projeto Jerusalém, provenientes de muitas inspetorias da África, da Europa, da Ásia e da América, iniciaram oficialmente a sua experiência no dia 12 de outubro, com uma celebração Eucarística no Monte das Oliveiras. Naquele lugar de onde se contemplava o vale do Cedron, os muros e a esplanada do templo e grande parte da cidade velha, as nossas Irmãs escreveram: “Foi uma grande emoção “ver” a Cidade Santa como os peregrinos que, chegando de todas as partes da Palestina, cantavam com o salmista “e agora os nossos pés se detêm diante de ti, Jerusalém” (sl 121,2)». Depois da Eucaristia, as nossas Irmãs visitaram a Tumba de Maria, a Gruta da prisão, o Horto das Oliveiras, a Basílica do Getsêmani, o Mosteiro da Madalena, o “Dominus Flevit”, o “Pater Noster” e a igreja da Ascensão.
Outra terra igualmente santa, aquela que foi percorrida pelas primeiras missionárias, cuja vida e testemunho de dom total está entusiasmando as nossas Irmãs que, do Canadá, Estados Unidos, México, Peru, Colômbia, Brasil, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai se reuniram em Bahia Blanca. Nestes primeiros dias houve uma intensa partilha para crescer no conhecimento recíproco. Elas contam: «A celebração eucarística perto da tumba de Laura Vicuña reforçou a nossa convicção de que em comunidades santas crescem jovens santos». A contextualização do projeto se dá através do estudo e da reflexão sobre documentos bíblicos, eclesiais e do Instituto.
A nós resta apenas dizer a todas: «Boa experiência!».