Conselho Geral e Conselho Acadêmico “Auxilium” em confronto

Conselho Geral e Conselho Acadêmico “Auxilium” em confronto
Roma (Itália). “O mundo hoje precisa de pessoas cheias de coragem, de iniciativa, de criatividade para contagiá-lo com os valores. Construir a esperança: este é o objetivo dos projetos que pensamos e da nossa busca, no cansaço e na disponibilidade que ela exige”. Foram palavras de amplo respiro as que Madre Yvonne Reungoat pronunciou na abertura e na conclusão da tarde de encontro entre o Conselho Geral e o Conselho Acadêmico da Ponifícia Faculdade de Ciências da Educação “Auxilium”, realizado na Casa Geral sexta feira, dia 6 de julho. Estavam presentes todas as Conselheiras Gerais e as Docentes que constituem o Conselho Acadêmico da Faculdade, junto com a diretora Ir. Clemencia Rojas e a presidente Ir. Pina Del Core.
Como moderadora do encontro Ir. Emília Musatti, Vice Geral e delegada para as casas dependentes da Madre, animou o debate relativo à ordem do dia, constituída por diversos pontos. Um primeiro aspecto foi a panorâmica apresentada pela Presidente da Faculdade a respeito da situação atual da Auxilium e as perspectivas de compromissos para o novo ano acadêmico 2012/2013. Passaram depois à partilha sobre revisão dos Estatutos: exigências, problemáticas, desafios relativos à estrutura de Organização dos Estudos do Curso bienal de Espiritualidade e novo Plano de estudo, partilhado por Ir. Piera Ruffinatto, docente na casa “Madre Ersilia Canta”. Um espaço amplo foi dedicado às últimas atualizações referentes ao Master em Direitos humanos e educação, apresentado por Ir. Enrica Ottone. Por fim foi partilhado o caminho de preparação para o Convênio Mariano, que acontecerá em Roma – na via della Pisana – de 23 a 28 de setembro de 2013, sobre o qual já estão previstos diversos pontos de conteúdos e organização. Ir. Marcella Farina, encarregada da coordenação, pontualizou a situação a quase um ano de distância do grande evento.
Cada encontro com o Conselho Acadêmico constitui, também para a Madre e o Conselho Geral, uma oportunidade para aprofundar sempre mais a missão que a Igreja e o Instituto confiaram a esta Instituição, que desejamos possa sempre mais crescer na fidelidade à “inspiração originária e às orientações do Magistério da Igreja”, para que continue o seu compromisso de “ recolher as solicitações de formação vindas das diversas culturas, atenta a dar respostas adequadas e com visão de futuro”.