Madre Yvonne convidada pelo Papa Bento XVI para o Sínodo ordinário dos Bispos

Madre Yvonne convidada pelo Papa Bento XVI para o Sínodo ordinário dos Bispos
Roma (Itália). A Madre geral, M. Yvonne Reungoat, foi nomeada pelo Papa Bento XVI para participar como Ouvinte do Sínodo ordinário dos Bispos. Na Carta vaticana, recebida na data de 14 de setembro, o Secretário geral do Sínodo, Mons. Nikola Eterović, acrescentou ao convite do Santo Padre estas palavras: «Tenho a honra de informar-lhe que o Santo Padre Bento XVI, seguindo quanto indica o artigo 7 §2 da Ordo Synodi Episcoporum, a nomeou como Ouvinte da XIII Assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos que, com o tema “A Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”, se realizará no Vaticano, de 7 a 28 de outubro de 2012. Nesta ocasião, apresento-lhe minhas felicitações pela confiança que lhe demonstra o Santo Padre ao convidá-la para servir a Igreja universal».
Na mesma carta, o Arcebispo explica que o Sínodo prevê a presença de um certo número de pessoas com particulares competências em relação ao tema sinodal designadas como Ouvintes (sacerdotes, religiosas e religiosos, leigas e leigos). E especifica: «A presença ativa dos Ouvintes está relacionada à sua vocação e à sua vida de fé, como membros da comunidade eclesial e da função que estes desenvolvem na missão da Igreja. Deste modo, respondendo generosamente e com entusiasmo ao apelo do Santo Padre, cada um desempenha um papel ímpar durante um evento que celebra a verdadeira natureza da Igreja».
Nós nos alegramos intensamente com a Madre por esta nomeação: cada FMA pode sentir-se ainda mais partícipe da vida da Igreja em um momento assim tão importante e delicado da sua história. A presença através da oração, da sintonia e do carinho de cada FMA e das Comunidades educativas acompanhará a Madre, a cada dia, neste seu precioso serviço eclesial.