O último encontro dos dois Conselhos Gerais SDB e FMA

O último encontro dos dois Conselhos Gerais SDB e FMA
Roma (Itália). Foi bem intenso o encontro dos dois Conselhos Gerais SDB e FMA realizado na casa geral das FMA na tarde de segunda feira, 27 de janeiro. Um momento singular pelo seu significado: o último dos habituais encontros que a cada semestre viram a convocação dos dois grupos de animação da Congregação e do Instituto, para um tempo de confronto, de reflexão, de fraternidade.
Foi realmente experiência de família vivida por Pe. Pascual Chávez Villanueva e por Madre Yvonne Reungoat com seus respectivos Conselhos. Muitos sinais manifestaram isto: da festividade da recepção, à celebração da Eucaristia com os dois Conselhos unidos, ao tempo do jantar juntos, às várias saudações que trocaram. A Eucaristia presidida pelo Reitor Mor e concelebrada por todos os Irmãos, permitiu expressar o agradecimento recíproco pelo dom da comunhão e da unidade de objetivos e de caminhos na Família Salesiana, especialmente nas duas Instituições de consagrados e consagradas fundados diretamente por Dom Bosco. E foi significativo que o encontro acontecesse precisamente no período de preparação à festa do comum Fundador e a menos de um mês do início do Capítulo Geral 27º, para o qual nossos Irmãos estão se preparando.
No final da celebração eucarística na capela ‘Maria Imaculada’, toda a comunidade da casa geral, com a diretora Ir. Judith Rivera, entretiveram por alguns momentos os dois Conselhos com um agradecimento expresso em palavra e em canto. O Reitor Mor, de sua parte, quis apresentar oficialmente cada um dos Conselheiros que terminam o mandato, manifestando a convicção de ter trabalhado nestes anos com “o melhor Conselho que ele pudesse ter!” O encontro com toda a comunidade foi ocasião para o agradecimento de Pe. Pascual a todas as FMA: nestes dois sexênios do seu mandato sentiu constantemente a proximidade e a oração que o acompanharam e sustentaram, sobretudo no período da doença. « Agora – afirmou – o mal está superado e readquiri energia e saúde».
A tarde se concluiu com a saudação da Madre no final do jantar dos dois Conselhos. Repassando, de maneira rápida e calorosa alguns eventos significativos animados pelo Reitor Mor no decorrer destes anos, Madre Yvonne comunicou gratidão e alegria pelo que o Conselho e todo o Instituto receberam. O agradecimento foi recíproco e ficou evidenciado também na troca cordial de presentes.