Trabalhos em curso no Conselho Geral

Trabalhos em curso no Conselho Geral
Roma (Itália). Com a chegada das novas Conselheiras na casa geral, começaram, desde o dia 19, os encontros sobre temas relacionados com a animação e o governo do Instituto, que veem a Madre, Me. Yvonne Reungoat e todas as Conselheiras ocupadas por um período de mais de dois meses. A conclusão do plenário, de fato, está prevista para o dia 28 de março de 2015.
Momentos especialmente empenhativos e importantes são o discernimento para a nomeação das novas Inspetoras e a elaboração da programação do Conselho Geral para o sexênio 2015-2020. No decorrer destes meses, estão em programa também alguns encontros específicos e a visita às comunidades das casas dependentes da Madre.
Pela primeira vez os dois Conselhos Gerais fma e sdb se encontraram no dia 21 de janeiro, na Casa geral sdb da via della Pisana. Um tempo de conhecimento recíproco, de partilha, de escuta e de confronto, de atenção especial e aprofundamento sobre a vida e o futuro do carisma em todas as realidades salesianas do mundo.
Domingo, 15 de fevereiro, a Madre e as Conselheiras fizeram uma visita às comunidades do Auxilium e da casa Ir. Teresa Valsé Pantellini para um momento de conhecimento e de convívio.
Na casa geral, nos dias 17 e 23 de fevereiro foram feitas as primeiras reuniões do Conselho Geral com as Colaboradoras de Âmbito. Estes encontros tiveram o objetivo de refletir e confrontar-se para projetar juntas o caminho do Conselho Geral no sexênio 2015-2020 e as atividades de animação dos Âmbitos. O envolvimento e a troca de ideias permitiram experimentar “a coordenação para a comunhão”, facilitando a construção do sentido, do porquê e do como de quanto está sendo proposto para chegar a uma consciência compartilhada e à elaboração de uma programação convergente e unitária do Conselho Geral. As Conselheiras trabalharam com as Colaboradoras em pequenos grupos e depois em um intercâmbio na assembleia, do qual emergiram alguns pontos: a conversão pastoral e missionária, a estratégia do encontro, as escolhas e os elementos irrenunciáveis dos processos a realizar... O trabalho exige estudo e aprofundamento à luz dos Atos do CG XXIII, das orientações da Igreja, do Magistério do Papa Francisco, do Instituto e da realidade do mundo juvenil neste momento histórico.
A oração e a fraternidade enriqueceram, com o característico clima de família, o que se pôde compartilhar com empenho e simplicidade, com o grande desejo de continuar a trabalhar em sinergia, Conselheiras e Colaboradoras, para que a coordenação para a comunhão e o trabalho em conjunto continuem a ser uma realidade vivida sempre mais concretamente.
No dia 23 de fevereiro à tarde, a Madre e as irmãs do Conselho estiveram com as jovens do Período de Discernimento e Orientação, das Inspetorias italianas, que se encontraram em Castelgandolfo para viverem juntas um tempo forte de oração e de espiritualidade salesiana. Foi um momento de conhecimento, de escuta e diálogo vivido na alegria e na fraternidade. A Madre e as Conselheiras prosseguirão nos dias seguintes com os trabalhos programados do plenário.