Comunicação Social
Comunicação social
O Âmbito da Comunicação Social (CS) empenha-se em propor às comunidades educativas, em particular às FMA, reflexões, linhas de ação e orientações relativas ao nosso “ser e estar” na sociedade da comunicação; em conexão com as realidades civis, eclesiais, educativas, comprometidas com a comunicação social.
O Âmbito age como organismo atento à incidência do fenômeno comunicativo nas diferentes culturas e coordena a produção de subsídios e publicações para conhecimento do Instituto e para a animação em nível formativo, pastoral e missionário.
Desde 2014, o Âmbito é confiado aos cuidados de Ir. Maria Helena Moreira que trabalha junto a uma equipe de colaboradoras:
- Ir. Arciniegas Julia (Administração do Banco de Dados da website)
- Ir. Imperatore Gabriella (Redação da News da Website e Revista Da Mihi Animas)
- Ir. Mollo Rosa (Consulente externa para a Educomunicação)
- Ir. Clara Vu (Administração da website)
Além desta equipe, o Âmbito trabalha em contínua interação com um grupo de colaboradoras à distância, em particular na redação da Revista DMA, cuja finalidade é a formação das FMA, e nas traduções para os diferentes idiomas.
O Âmbito da Comunicação Social (CS) tem como objetivo geral para o sexênio 2015-2020:
Viver a conversão pastoral
com a força profética
do ser com os jovens comunidade em saída,
que testemunha e anuncia Jesus com esperança e alegria.
Aspectos incluídos no objetivo:
- Promover a formação ao Encontro e à relação fraterna, pautando-se sobre elementos específicos da comunicação interpessoal;
- construir, com os jovens, casas com"coração oratoriano" - ambientes comunicativos que expressam a identidade carismática;
- consolidar a mentalidade de rede e o trabalho em sinergia com outras Entidades, Instituições e Organismos empenhados na educação e na evangelização dos jovens.