No dia primeiro de janeiro celebrou-se a maternidade de Maria e também a Jornada Mundial da Paz. Maria, a mulher que viveu pela causa da vida, é o paradigma da maternidade que gera, acolhe, intercede, acompanha, condivide, sustenta, alimenta e defende a vida. Ela nos ensinou os caminhos para colaborar nas comunidades educativas e na Família Salesiana para a educação das/dos jovens a um exercício novo da maternidade. Ela ensina também a educar para a paz e a justiça. Ela, Mãe da Igreja, Estrela da nova evangelização, convoca todos para anunciar Cristo aos/às jovens, para que eles sejam apaixonados anunciadores de Jesus, do seu Reino de Justiça e de Paz. (cf. CGXX, 88).
O Papa, na Mensagem da Paz do ano de 2012: EDUCAR OS JOVENS À JUSTIÇA E À PAZ, nos propõe algumas tarefas que são chamados, desafios e pergunta aberta para nós:
Como podemos criar com Maria ambientes educativos onde a dignidade de cada pessoa é respeitada e valorizada em cada circunstância? Você pode sugerir escolhas para educar as/os jovens ao diálogo, à coesão e à escuta, para que eles aprendam a valorizar os irmãos?