Roma (Italia). Realizado no ano de 2018, no período de 24 de março a 12 de abril, com a temática “Nas Fontes do Carisma – Com os jovens Discípulos Missionários de alegria e de esperança”. Contou com a participação de colaboradores de escolas e obras sociais do Brasil, Moçambique e Timor Leste.
A equipe de animadores do projeto foi: Ir. Solange de Fátima Sanches (BPA), Ir. Cláudia Regina Correia Ribeiro (BSP) e Dom Osmar Debatin (Padre da Diocese de Rio do Sul, Santa Catarina – Brasil), residente em Roma e que atualmente realiza o seu Doutorado em Bíblia).
Após a acolhida pelas animadoras, Ir. Alaíde Deretti, Conselheira pelo âmbito das Missões acolheu o grupo e ressaltou que o Projeto Mornese tem uma raiz bíblica e carismática e convidou o grupo para a experiência por meio de quatro encontros com:
1º) A diversidade cultural;
2º) As raízes carismáticas;
3º) A Igreja Universal – fazer a experiência da catolicidade;
4º) O coração de Madre Mazzarello e Dom Bosco.
Por fim, desejou que seja um encontro que “forma e transforma”.
No itinerário de Roma foi vivenciado a temática: “Caminhando com a Igreja e o Instituto nos passos dos discípulos Missionários” e compreendeu os dias 24 a 29 de março. Nos quais foram visitados: Basílicas: Sacro Cuore, São Pedro, São Paulo fora dos Muros, as Catacumbas de São Calisto e Assis. Uma ênfase especial a visita a Casa Geral, conhecendo os âmbitos e a mostra do Carisma.
Esta etapa de Roma foi concluída com a audiência do Papa Francisco, na qual após a saudação a todos os presentes, refletiu sobre o tríduo pascal que estávamos celebrando.
Foi uma experiência repleta de Deus para todos os participantes que, renovados na fé, continuam como peregrinos, seguindo os caminhos de Dom Bosco e Mazzarello na evangelização da juventude.
A peregrinação continuou com a etapa de Turim, que visava viver uma experiência de encontro com as fontes do Sistema Preventivo para assumir e atingir como comunidade o estilo educativo de Dom Bosco. Para isto visitamos os Becchi: anos da Infância e adolescência de João Bosco, Chieri: anos da juventude, Turim: anos da iniciação pastoral e Valdocco anos da maturidade espiritual.
Esta etapa aconteceu dos dias 30 de março ao dia 03 de abril, dias em que a comunidade peregrina vivenciou o tríduo pascal junta, fazendo uma forte experiência de ressurreição nos lugares de Dom Bosco, em seguida partimos para Mornese.
Os lugares que como peregrinos visitamos na cidade da “Santa”, como é chamada Madre Mazzarello pelos seus conterrâneos, foram: Casa onde Madre Mazzarello nasceu; Valponasca: lugar da sua adolescência e juventude. “Buscando o que minha alma ama! ” Casa Valgelata: tempo de crise e resiliência. “Um novo dom de vida! ” Se o Grão de trigo morre, dá muito fruto. Casa da Imaculada: 1ª experiência de vida comunitária e amizade espiritual. “O espírito fecunda a vida! Viviam unidas e partilhavam tudo quanto tinham...” Colégio: início da vida consagrada e da comunidade educativa. “Vida que gera vida! De seu seio brotaram rios de água viva...” Nizza: entrega de Madre Mazzarello na vida sem fim e expansão e missionariedade do Instituto. “ Sereis minhas testemunhas até os confins da terra...” “Uma árvore plantada junto as correntes de água dá seus frutos ao seu tempo”.
Esta etapa foi um tempo forte de conversão pessoal para cada peregrino, que ao final de toda a peregrinação fizeram uma bela festa de agradecimento e concluíram dizendo que Roma e Turim foram belas experiências, porém em Mornese se vive uma espiritualidade mais profunda.
No retorno a Roma a comunidade peregrina teve a graça de poder partilhar com Madre Yvonne a bela experiência vivida e agradecer a oportunidade que tiveram de aprofundar o carisma salesiano nas fontes, especialmente em Mornese e puderam ouvir da Madre Geral palavras de entusiasmo, confiança e esperança.
Encerrando mais este projeto fica a certeza que o carisma vai além das Filhas de Maria Auxiliadora e que partilhado com os leigos é enriquecido com a vocação laical e com o modo de ler e reinterpretar Dom Bosco e Madre Mazzarello para os tempos atuais, a favor da juventude.
|