Petrolina (Brasile). No período de 15 a 23 de maio, também a Comunidade Educativa do Colégio Auxiliadora – Petrolina prestou homenagem a Nossa Senhora com o título de Auxiliadora. No decorrer desses nove dias, foi possível celebrar, meditar, louvar e agradecer à Mãe e Rainha Auxiliadora. Acompanhe a programação:
Educação Infantil: Na perspectiva da reflexão, aprofundamento e ação evangelizadora, o tríduo foi permeado por questões relacionadas aos Direitos das Crianças, objeto temático dos Projetos que vêm sendo desenvolvidos. Na dinâmica da vivência mariana, foi possível apresentar alguns títulos de Nossa Senhora, cujo objetivo foi destacar as diversas devoções da Mãe que caminha e abençoa a Igreja.
Fundamental I: Sob a coordenação de Ir. Quitéria Rosa, Sandra Pereira, Leide Cristina e as educadoras, com a presença das famílias, as crianças vivenciaram momentos dinâmicos e significativos. A cada dia, as crianças apresentaram cenas que ressaltam a presença de Nossa Senhora: no dia 20, apresentação de Maria no templo; no dia 21, Anunciação do Anjo; no dia 22, Bodas em Caná; no dia 23, dentre os títulos de Nossa Senhora, as crianças dramatizaram a história de Nossa Senhora de Guadalupe. À noite, durante o tríduo, houve celebrações na capela do Colégio para os diversos grupos da Família Salesiana.
Fundamental II e Ensino Médio: Sob a coordenação de Ir. Rita de Cássia, durante a Novena em preparação a Solenidade de N. S. Auxiliadora, os alunos resgataram uma das tradições da Família Salesiana, refletindo a cada dia atitudes características de Maria e assumindo compromissos diários como flores ofertadas a Nossa Senhora.
Tal foram a alegria e a devoção por Nossa Senhora que sua festa não coube em um dia só. Após uma novena intensa, com dinâmicas diferentes de profunda devoção a Maria, cheia de belos testemunhos e celebrações, chegou-se o dia da tão esperada festa. No dia litúrgico, 24 de maio, celebrou-se na Catedral de Petrolina, com fé e devoção, a Solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora. A celebração foi presidida por Padre Jason Bedor Jardim Júnior. O tema da festa foi “Ó Maria, Mãe Auxiliadora, ensina-nos a responder sim”.
Neste clima pascal, é grande alegria celebrar o sim de Maria, momento de sua entrega à vontade de Deus. Que possamos olhar esta mulher que encontra em Deus o seu sustentáculo, ensinando que quem deixa Deus agir na história ao final tem sucesso. Que Maria nos ajude a caminhar segundo os planos de Deus.
O rosto mariano do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora está presente na fidelidade de cada um/a dos seus membros. Todos cuidam de fazer resplandecer de nova luz o monumento vivo de agradecimento a Maria, erguido por Dom Bosco na Igreja. Amor e homenagem dedicados a Maria, Mãe Auxiliadora, rainha dos corações e venerada como aquela que, desde a origem, “foi quem tudo fez”.
O mundo salesiano reconhece esta Mãe que olha, cuida e acompanha cada filho/a como membros desta grande árvore: a Família Salesiana!
Maria, Mãe Auxiliadora, foi homenageada de formas diversas e com rostos plurais. Dos pequenos aos grandes, Ela foi recordada e o amor a esta boa mãe, fortificado.
Juntos, agradeçamos a Deus que nos conduz e nos faz atentos/as a viver e continuar a história que está em nossas mãos.
O amor faz maravilhas e quem ama demonstra nos projetos e realizações a força e coragem dos que sabem agir pela força do amor. É o que podemos confirmar nos rostos de todos que participaram dos momentos marianos promovidos pela comunidade Educativa do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora - Petrolina.
Ir. Quitéria Rosa-BRE
|