Petrolina (Brasile). Concluindo o mês de maio o Colégio Auxiliadora Petrolina realizou o Projeto Amigos Leitores e foi um sucesso! Tendo como finalidade incentivar os/as alunos/as a exercitarem a leitura como prática democrática e prazerosa, a Biblioteca Cecília Meireles acredita no potencial (trans) formador da leitura.
Acreditamos que a escola tem uma grande parcela de responsabilidade no incentivo à leitura e pode promover esse hábito nas crianças. Uma vez motivadas, crescerão sabendo que a leitura enriquece o conhecimento e exerce grande importância para o desenvolvimento da vida intelectual e social. Há, entretanto, uma condição para que a leitura seja de fato prazerosa e válida: o desejo do leitor.
A leitura não pode se tornar uma obrigação, porque quando ela se transforma em obrigação se resume em simples enfado. Para suscitar esse desejo e garantir o prazer da leitura, daremos aos nossos alunos o direito de escolher o que quer ler seja aonde for, dentro de um contexto de construção do conhecimento.
O lançamento do projeto contou com o apoio e contribuição da Pedagoga e contadora de história Adriana Campana e com a animação do Psicólogo José Pinheiro de Melo Neto e Fábio de Sousa Filho. O Projeto tem como público alvo dos 4os e 5os Anos do Ensino Fundamental, tendo como mediadora responsável a bibliotecária Ana Lúcia Ramos Coelho.
Ana Lúcia
|