(Portogallo). No dia 31 de janeiro 2018, o Externato S. João Bosco celebrou a festa do seu padroeiro, D. Bosco, com muita alegria e diversas atividades que envolveram os alunos e respetivas famílias.
Toda a comunidade educativa esteve presente na Eucaristia celebrada na Igreja Matriz (Sé Catedral), na parte da manhã.
Durante a tarde, a escola quis recordar também a vida de dedicação da Mãe Margarida (mãe de D. Bosco) que, de forma simples mas sublime, abraçou a missão de educar as crianças e os jovens daquela época com o seu filho, dando-lhes o carinho que só uma mãe ou avó sabe dar. Desta forma, os avós foram convidados a participar num convívio intergeracional. Com a colaboração da instituição HOPE – centro de respostas sociais – algumas avós fizeram um tea-tro de fantoches a partir da história “O pequeno elefante Memo” para os alunos e cerca de 250 familiares. Depois, os alunos levaram os avós às suas salas e fi-zeram uma flor decalcando as suas mãos e as mãos dos seus avós, simbolizando a proteção e a ternura entre ambos.
No final da tarde, todos puderam deliciar-se com os bolos, biscoi-tos e docinhos que os alunos confecionaram no dia anterior, cum-prindo uma tradição com dezenas de anos nesta escola.
A colaboração/cooperação das famílias com a escola é um dos pilares do ensino salesiano, que tenta criar laços de afetividade, transformando a escola numa “casa” que acolhe todos os seus alunos e também todos os seus familiares (Helena Rocha, DP Viana).
|