O setor da catequese do Patriarcado de Lisboa oferece, ao longo do tem-po da Quaresma, vários encontros semanais para adolescentes e jovens da catequese.
O tema era comum a todos os encontros – Eucaristia, cele-bração do encontro com Jesus Cristo – em sintonia com o itine-rário pastoral da Diocese.
A 9 de março encontrei-me na paróquia da Merceana com o res-to da equipa do Setor de Animação Vocacional (SAV) e um grupo de jo-vens para estarem connosco a animar o primeiro encontro. Mais de 130 adolescentes foram chegando, com os respetivos catequistas, para partilhar a fé, aprofundar a celebração da eucaristia e fortalecer a vida! Foi um dia inten-so, com muita alegria na participação das atividades e profundidade na refle-xão e interação com os adolescentes. E o dia estava esplêndido! Tudo a ajudar, pois o Senhor faz sempre as coisas bem.
Concluímos o encontro com a celebração da missa e, depois dos grupos partirem, a equipa do SAV e os jovens «missionários» estiveram a limpar tudo a pente fino e sempre com imensa alegria, pois os jovens não conseguem fazer as coisas a meias!
A 16 de março, foi a vez da nossa equipa FMA – Ir. Aldina Grazina e a professora Mónica Amaral do ENSA, eu e a Sara Silva – dinamizar o encontro de adolescentes, desta vez na Quinta das Tílias, em Belas. Também contamos com a ajuda fantástica de uma jovem da Juventude Hospitaleira para a anima-ção musical.
O sol sorriu o dia todo e pudemos dinamizar os temas de reflexão e as dinâmicas de grupo ao ar livre, num panorama lindíssimo e primaveril. As propostas feitas aos adolescentes e catequistas passaram por expe-riências diversas, desde uma Lectio Divina inserida numa cate-quese sobre a Liturgia da Palavra, a dinâmicas que ajudaram a to-mar maior consciência da nossa participação na Liturgia Eucarís-tica. Concluímos o dia com a celebração da eucaristia, em gratidão a Deus pelo dom da sua Palavra e do alimento com que nos reno-va, fortalece e envia em missão.
|